O Plágio a partir da Percepção dos Alunos da Educação Superior a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236136476vs01

Palavras-chave:

Plágio, Escrita Científica, Estudantes Universitários, Educação Superior, Educação a Distância

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar o conhecimento do plágio por alunos de uma universidade de educação a distância. Para isso, aplicou-se um questionário aos alunos e analisaram-se os conteúdos de duas disciplinas e de documentos institucionais para identificar orientações sobre o plágio. Nas disciplinas o tema não é discutido e os documentos internos apresentaram orientações inconsistentes sobre o seu enfrentamento. Embora os alunos afirmem saber o que é plágio, a maioria o associa unicamente à cópia de conteúdo sem a devida referência ou citação. Segundo os alunos, os motivos principais que levam ao plágio são a falta de organização e motivação para os estudos e de competências e habilidades na escrita acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ligia Maria Barrios Campanhão, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Ligia Maria Barrios Campanhão é Graduada em Ciências Biológicas. Mestre e doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Formação didático-pedagógica para cursos na modalidade a distância pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Pós-doutoranda na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), USP.

Bruno Cesar Cassani Medeiros, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas/SP – Brasil

Bruno Cesar Cassani Medeiros é Graduado em Ciências Econômicas. Mestre e doutorando em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Especialista em Formação didático-pedagógica para cursos na modalidade a distância pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Stefanny Batista Dos Santos, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Stefanny Batista Dos Santos é Graduada em História. Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Formação didático-pedagógica para cursos na modalidade a distância pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Ana Yenny Molleapaza Tito, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Ana Yenny Molleapaza Tito é Graduada em Engenharia de Materiais. Mestre e doutoranda em Engenharia de Materiais pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Formação didático-pedagógica para cursos na modalidade a distância pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp)

Ana Paula Curcio, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Ana Paula Curcio é Graduada em Química. Mestre em Tecnologia Nuclear Materiais pelo Instituto de Pesquisas Energéticas (IPEN). Especialista em Formação didático-pedagógica para cursos na modalidade a distância pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Juliana Morais Belo, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas/SP – Brasil

Juliana Morais Belo é Graduada em Letras. Mestra e doutoranda em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Especialista em Formação didático-pedagógica para cursos na modalidade a distância pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Luís Eduardo Santos Pereira, Universidade Estadual Paulista ‘Julio de Mesquita Filho’ (UNESP), São Paulo/SP–Brasil

Luís Eduardo Santos Pereira é Graduado em Letras. Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Especialista em Formação didático-pedagógica para cursos na modalidade a distância pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Celia Maria Haas, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), São Paulo/SP – Brasil

Celia Maria Haas é Graduada em Pedagogia. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora Titular da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Campanhão, L. M. B., Medeiros, B. C. C., Batista Dos Santos, S., Molleapaza Tito, A. Y., Curcio, A. P., Belo, J. M., … Haas, C. M. (2024). O Plágio a partir da Percepção dos Alunos da Educação Superior a Distância. Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236136476vs01

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.