Campo Educacional e Campo Estatístico: diferentes apropriações dos números do ensino
Palavras-chave:
História da Educação. Estatísticas Escolares. Campo Educacional.Resumo
O presente artigo analisa os discursos sobre as estatísticas educacionais em publicações que circularam nas décadas de 1930 e 1940. As fontes aqui mobilizadas foram elaboradas no Serviço de Estatística de Educação e Saúde, sob coordenação de Teixeira de Freitas, e no Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, organizadas por Lourenço Filho. O foco deste artigo está na percepção da existência de diferentes apropriações das estatísticas escolares. O que se destaca é que os elementos evocados, os aspectos enfatizados e as interpretações feitas têm considerável vinculação com o que está em jogo nos campos em que cada autor se atrelava originalmente – como se pretende evidenciar pela análise empreendida.Downloads
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Publicado
2012-08-20
Como Citar
Gil, N. de L. (2012). Campo Educacional e Campo Estatístico: diferentes apropriações dos números do ensino. Educação &Amp; Realidade, 37(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16556
Edição
Seção
Artigos