Encontros e Ficções: conversando com as plantas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236124169vs01

Palavras-chave:

Ensino de Botânica, Virada Vegetal, Ficção, Plantas

Resumo

Ouvir o que dizem as plantas para com elas conversar é a proposta que mobiliza a escrita deste artigo. Parte-se de uma problematização sobre a perspectiva utilitarista que comumente caracteriza a relação entre humanos e plantas. Relação que se reproduz, também, no ensino de botânica, quando frequentemente pensado a partir de um olhar formativo tecnicista e hierárquico para as plantas e outros não humanos. Assim, baseando-se principalmente em repertórios e noções provenientes das artes, da filosofia e da literatura, o que se busca é construir possibilidades de outros encontros com as plantas. Encontros menos hierárquicos nos quais seja possível escutar a voz quase inaudível das plantas e com elas conversar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Silveira, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis/SC – Brasil

Eduardo Silveira é licenciado e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em educação pela mesma instituição e doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É docente no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Florianópolis. Atualmente se dedica também à literatura de ficção tendo publicado O Senhor Toshiaki e Mirabile Plantae.

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Silveira, E. (2023). Encontros e Ficções: conversando com as plantas. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236124169vs01

Edição

Seção

A Fauna, a Flora, os Outros Seres Vivos e os Ambientes no Ensino de Ciências e de Biologia

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.