História Natural e Educação Ambiental em Diálogo no Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236123937vs01

Palavras-chave:

História da Educação em Ciências, História de Vida, Currículo

Resumo

O artigo analisa experiências pedagógicas de uma professora de Ciências que lecionou em uma escola pública municipal do Rio de Janeiro entre as décadas de 1960 e 1990. As vivências se relacionam a um singular trabalho pedagógico que se estruturou pela construção e manutenção de um zoológico escolar onde animais silvestres vivos eram mantidos e cuidados para serem usados em atividades didáticas sob perspectivas ecológico-evolutivas ou em ações em prol da conservação da fauna. Discute-se mudanças nas práticas de ensino da docente originadas por ressignificações de tradições naturalísticas, apropriadas durante sua formação inicial em História Natural, diante da influência cada vez maior do campo da Educação Ambiental ao longo dos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ibirité/MG – Brasil

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba é doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professor na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), em que lidera o Laboratório de Investigações em Narrativas, Currículos e Educação com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (LINCE/UEMG/CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) e da UEMG.

Sandra Escovedo Selles, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ – Brasil

Sandra Escovedo Selles é doutora pelo Center for Science Education, da University of East Anglia. Professora titular da Universidade Federal Fluminense (UFF), em que coordena o Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDC/UFF/CNPq). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1B.

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Borba, R. C. do N., & Selles, S. E. (2023). História Natural e Educação Ambiental em Diálogo no Ensino de Ciências. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236123937vs01

Edição

Seção

A Fauna, a Flora, os Outros Seres Vivos e os Ambientes no Ensino de Ciências e de Biologia

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.