Zoologia, Ambiente e Sociedade no Planejamento Didático da Formação Inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236123909vs01

Palavras-chave:

Formação de Professores, Sequências Didáticas, Zoologia

Resumo

Com o intuito de colaborar para o campo do planejamento didático e trazer elementos para ampliar os conhecimentos e abordagens de novos modos de entender, de narrar e de constituir o mundo natural no que concerne à fauna, apresenta-se esta investigação sobre sequências didáticas produzidos na formação inicial de professores de ciências e biologia. Discute-se, neste artigo, sequências didáticas cujo cerne das atividades convergem para a elaboração de conhecimentos que integram aspectos sobre zoologia, ambiente e sociedade. Analisa-se as principais propostas, possibilidades e limites a partir dos seguintes temas: antropomorfização; saberes tradicionais, estética e recursos animais; zoológicos, coleta e ética animal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel de Moura Silva, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Gabriel de Moura Silva é doutor em Ensino de Ciências e pós-doutor pela USP, na linha temática Educação Ambiental e Sustentabilidade. Foi professor de Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da USP. É produtor de materiais didáticos e foi assessor da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo – Ciências Naturais e Biologia.

Rosana Louro Ferreira Silva, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Rosana Louro Ferreira Silva coordena o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Educadores (GPEAFE) e é docente da área de Ensino de Biologia do Departamento de Zoologia no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB/USP). Atua em ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: Educação Ambiental, Ensino de Zoologia, Educação para a Biodiversidade, Mídia e Ensino de Biologia.

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Silva, G. de M., & Silva, R. L. F. (2023). Zoologia, Ambiente e Sociedade no Planejamento Didático da Formação Inicial. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236123909vs01

Edição

Seção

A Fauna, a Flora, os Outros Seres Vivos e os Ambientes no Ensino de Ciências e de Biologia

Artigos Semelhantes

<< < 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.