Professores Universitários com Deficiência: trajetória escolar e conquista profissional

Autores

  • Rosimeire Maria Orlando Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos/SP – Brasil
  • Katia Regina Moreno Caiado IUniversidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos/SP – Brasil

Palavras-chave:

Educação Especial. Trajetória Escolar. Ensino Superior.

Resumo

Este estudo tem como foco a educação escolar de
pessoas com deficiência. Investigou-se a trajetória escolar de professores universitários, com o objetivo de compreender influências sobre desempenho escolar e identificar razões da distinção que os tornou minoria dentrem os milhares de outras pessoas com deficiência que não atingem tal patamar de educação formal e profissionalização. O estudo tem como base teórica os trabalhos de Bourdieu. Optou-se por trabalhar com procedimentos metodológicos de entrevista, questionário e análise de documentos biográficos. Participaram desta pesquisa três professores. O estudo indica que a valorização familiar pelo estudo, a condescendência da instituição escolar
e a distribuição do capital cultural objetivado são indicativos do desempenho escolar e profissional destes sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimeire Maria Orlando, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos/SP – Brasil

é professora Adjunta da Universidade Federal de
São Carlos. Docente da Licenciatura em Educação Especial e do Programa
de Pós Graduação em Educação Especial, campus São Carlos. Pesquisadora
do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação-Educação Especial.
Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Julio
de Mesquita Filho/UNESP/Araraquara.

Katia Regina Moreno Caiado, IUniversidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos/SP – Brasil

é professora associada da Universidade Federal
de São Carlos. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação
Especial, campus São Carlos e no Programa de Pós Graduação em Educação,
campus Sorocaba. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em
Direito à Educação-Educação Especial. Doutora em Educação pela Universidade
de São Paulo.

Publicado

2014-07-03

Como Citar

Orlando, R. M., & Caiado, K. R. M. (2014). Professores Universitários com Deficiência: trajetória escolar e conquista profissional. Educação & Realidade, 39(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45620

Edição

Seção

Educação Especial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.