Ordem, Limpeza e Germinação: regulação da vida nas escolas cívico-militares

Autores

Palavras-chave:

Vida, Fabulação, Escola militar, Insurreição, Tensoativos.

Resumo

Esse texto objetiva fabular as insurreições escolares onde a militarização é mais latente. No atual governo, as escolas cívico-militares tornaram-se modelo de ensino. Aliando o discurso de ordem e progresso à militarização escolar, faz-se prosperar uma imagem suja da escola pública atacando todos os corpos. Políticas conservadoras mais recentes investiram na higienização da vida realizada por elementos tensoativos. Eis as fabulações como resistência à militarização, cenas de pequenas insurreições no funcionamento da escola. Sobre o esfacelamento da vida, a pesquisa propõe pensar nas insurreições que ocorrem dentro das escolas como modo de valorizar as relações e os afetos tecidos entre corpos, ressaltando o caráter educativo de diferenciação infinito da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Steferson Zanoni Roseiro, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES

Steferson Zanoni Roseiro é mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES

Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves é mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Espírito Santo e Mestre em Educação em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo.

Alexsandro Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES

Alexsandro Rodrigues é professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institutcional da Universidade Federal do Espírito Santo.

Publicado

2020-11-03

Como Citar

Roseiro, S. Z., Gonçalves, N. T. L. P., & Rodrigues, A. (2020). Ordem, Limpeza e Germinação: regulação da vida nas escolas cívico-militares. Educação & Realidade, 45(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/98452

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)