Ordem, Limpeza e Germinação: regulação da vida nas escolas cívico-militares
Palavras-chave:
Vida, Fabulação, Escola militar, Insurreição, Tensoativos.Resumo
Esse texto objetiva fabular as insurreições escolares onde a militarização é mais latente. No atual governo, as escolas cívico-militares tornaram-se modelo de ensino. Aliando o discurso de ordem e progresso à militarização escolar, faz-se prosperar uma imagem suja da escola pública atacando todos os corpos. Políticas conservadoras mais recentes investiram na higienização da vida realizada por elementos tensoativos. Eis as fabulações como resistência à militarização, cenas de pequenas insurreições no funcionamento da escola. Sobre o esfacelamento da vida, a pesquisa propõe pensar nas insurreições que ocorrem dentro das escolas como modo de valorizar as relações e os afetos tecidos entre corpos, ressaltando o caráter educativo de diferenciação infinito da vida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-03
Como Citar
Roseiro, S. Z., Gonçalves, N. T. L. P., & Rodrigues, A. (2020). Ordem, Limpeza e Germinação: regulação da vida nas escolas cívico-militares. Educação & Realidade, 45(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/98452
Edição
Seção
Artigos