O Jogo da Formação Docente no caso Early Bird: lances, disputas e rupturas
DOI:
https://doi.org/10.1590/2175-6236123288vs01Palavras-chave:
Formação de Professores, Língua Inglesa para Crianças, Campo, Profissão Docente, AntiuniversitarizaçãoResumo
Pressupondo a formação de professores como um jogo disputado entre agentes do campo educacional, o artigo analisa o caso do Projeto Early Bird, que introduziu a língua inglesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas da rede pública paulista por meio de parceria firmada entre a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e instituições holandesas. À luz de categorias teóricas ligadas ao conceito bourdieusiano de campo, e valendo-se de dados documentais e bibliográficos, e entrevistas semiestruturadas com professores do projeto, o artigo focaliza os desdobramentos de sua proposta de formação docente, evidenciando elementos que colocam em xeque a continuidade do jogo e o papel da universidade nesse espaço concorrencial.
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