O Jogo da Formação Docente no caso Early Bird: lances, disputas e rupturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236123288vs01

Palavras-chave:

Formação de Professores, Língua Inglesa para Crianças, Campo, Profissão Docente, Antiuniversitarização

Resumo

Pressupondo a formação de professores como um jogo disputado entre agentes do campo educacional, o artigo analisa o caso do Projeto Early Bird, que introduziu a língua inglesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas da rede pública paulista por meio de parceria firmada entre a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e instituições holandesas. À luz de categorias teóricas ligadas ao conceito bourdieusiano de campo, e valendo-se de dados documentais e bibliográficos, e entrevistas semiestruturadas com professores do projeto, o artigo focaliza os desdobramentos de sua proposta de formação docente, evidenciando elementos que colocam em xeque a continuidade do jogo e o papel da universidade nesse espaço concorrencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuelle Perissotto de Assis, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro/SP – Brasil

Emanuelle Perissotto de Assis é formada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Araraquara, e mestre em Educação pela mesma universidade, campus Rio Claro. Atualmente é Consultora Pedagógica na Artbee Educacional (Centro Universitário Belas Artes – São Paulo).

Flavia Medeiros Sarti, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro/SP – Brasil

Flavia Medeiros Sarti é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora pela Universidade de Cergy-Pontoise, na França. É docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Rio Claro.

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Assis, E. P. de, & Sarti, F. M. (2023). O Jogo da Formação Docente no caso Early Bird: lances, disputas e rupturas. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236123288vs01

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.