Gradismo e Cladismo no Ensino em uma Análise Foucaultiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236122625vs01

Palavras-chave:

Biologia, Cladismo-gradismo, Epistemologia, Michel Foucault, Ensino

Resumo

O percurso analítico deste texto se dirige aos espaços de constituição dos saberes e vislumbra relações de força que problematizam questões atinentes aos sistemas de classificação biológica e ao ensino, objetivando tornar visível as instâncias em que a Sistemática Evolutiva pode representar descontinuidade em relação à Sistemática Lineana. Contemporaneamente, o discurso filogenético posiciona-se como saber mais adequado ao estabelecimento das relações evolutivas, contudo, nos espaços de ensino ele sofre interdições o que permite supor que a formação de professores não lida satisfatoriamente com a dinâmica de algumas construções cientificas. Assim, pensa-se a produção do conhecimento científico para além da simples aceitação de uma verdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Laura Pantoja Chelala, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA – Brasil

Ana Laura Pantoja Chelala é mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Doutoranda do PPGECM/UFPA e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Eduardo Paiva de Pontes Vieira, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA – Brasil

Eduardo Paiva de Pontes Vieira é Professor Associado na Universidade Federal do Pará (UFPA), além de ser graduado em Ciências Biológicas, mestre e doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela mesma instituição. É membro da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBIO) e Diretor Geral do Instituto de Educação Matemática e Cientifica da UFPA (IEMCI/UFPA).

Silvia Nogueira Chaves, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA – Brasil

Silvia Nogueira Chaves é Professora Titular na Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Ciências Biológicas pela mesma instituição, mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Sócia fundadora da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBIO) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciência (ABRAPEC).

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Chelala, A. L. P., Vieira, E. P. de P., & Chaves, S. N. (2023). Gradismo e Cladismo no Ensino em uma Análise Foucaultiana. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236122625vs01

Edição

Seção

A Fauna, a Flora, os Outros Seres Vivos e os Ambientes no Ensino de Ciências e de Biologia

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.