Relação entre a Descentralização Financeira via PDAF e Rendimento Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236122092vs01

Palavras-chave:

Educação, Descentralização Financeira, Desempenho Escolar, Trabalho Pedagógico, Política Educacional

Resumo

O artigo discute o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) do Distrito Federal, o rendimento escolar e a distorção idade/série no ensino fundamental, com base em legislação, documentos e dados do Censo-DF. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa orientado pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Conclui-se que o programa não tem repercutido na melhoria do rendimento escolar; o abandono e o percentual de 20,7% (Censo-DF, 2018) dos alunos com distorção idade/série é uma realidade a ser enfrentada com ações políticas e gestão dos projetos das escolas. São propostas ações políticas na gestão financeira e pedagógica nos níveis central e local, observando os princípios da gestão democrática.

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Biografia do Autor

Francisco José da Silva, Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação/Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (EAPE/SEEDF), Brasília/DF – Brasil

Francisco José da Silva é doutor em Educação. Professor na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação/Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Atualmente é pós-doutorando na Universidade de Bielefeld na Alemanha.

Edileuza Fernandes Silva, Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF – Brasil

Edileuza Fernandes Silva é doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília.

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Silva, F. J. da, & Silva, E. F. (2023). Relação entre a Descentralização Financeira via PDAF e Rendimento Escolar. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236122092vs01

Edição

Seção

Artigos