Disponibilidade Corporal como Conduta Pedagógica na Docência com Bebês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236121685vs01

Palavras-chave:

Educação Infantil, Docência, Bebês, Corpo, Materialidades

Resumo

Este artigo se origina de uma pesquisa que buscou compreender como a composição das relações educativas são demarcadas pelo corpo na docência com bebês. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras e 12 bebês de uma instituição de Educação Infantil pública, sendo os dados gerados por meio de observação participante, registros escritos, fotográficos e audiovisuais. Os dados recolhidos dão visibilidade ao corpo e as demandas e dinâmicas corporais das professoras na composição dessas relações educativas na docência com bebês que requerem relações individuais intermitentes constantes e uma disponibilidade corporal como conduta pedagógica.

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Biografia do Autor

Márcia Buss-Simão, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC – Brasil

Márcia Buss-Simão é professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é doutora em Educação pela mesma universidade. É líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisa da Educação na Pequena Infância do Centro de Ciências da Educação (Nupein/CED/UFSC).

Isabel Rodrigues da Silva, Prefeitura Municipal de Palhoça, Palhoça/SC – Brasil

Isabel Rodrigues da Silva é mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). É orientadora educacional da Prefeitura Municipal de Palhoça/SC

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Buss-Simão, M., & Silva, I. R. da. (2023). Disponibilidade Corporal como Conduta Pedagógica na Docência com Bebês. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236121685vs01

Edição

Seção

Artigos