Os Rankings Acadêmicos: implicações na governança universitária das universidades católicas brasileiras Outros Temas
Palavras-chave:
Universidades Católicas, Rankings Acadêmicos, Governança Universitária, Educação Superior, Avaliação Institucional.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as implicações dos rankings acadêmicos, como instrumentos de avaliação externa, na estrutura de governança das universidades católicas brasileiras. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada pesquisa exploratória por meio de análises documentais e bibliográficas, tomando como referência produção científica obtida em bases indexadas, legislação federal, constituições apostólicas, direito canônico, estatutos, regimentos e Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI’s) dessas instituições. Diante dos inúmeros rankings existentes, evidencia-se em grande parte das universidades católicas, o uso desse ferramental no processo de planejamento estratégico, por meio de seus respectivos desempenhos para o estabelecimento de metas e objetivos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 MARCO WANDERCIL, Adolfo-ignacio Calderón

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Ao submeter um artigo à revista Educação & Realidade e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação & Realidade: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação & Realidade redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.