Os Rankings Acadêmicos: implicações na governança universitária das universidades católicas brasileiras Outros Temas

Autores

Palavras-chave:

Universidades Católicas, Rankings Acadêmicos, Governança Universitária, Educação Superior, Avaliação Institucional.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as implicações dos rankings acadêmicos, como instrumentos de avaliação externa, na estrutura de governança das universidades católicas brasileiras. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada pesquisa exploratória por meio de análises documentais e bibliográficas, tomando como referência produção científica obtida em bases indexadas, legislação federal, constituições apostólicas, direito canônico, estatutos, regimentos e Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI’s) dessas instituições. Diante dos inúmeros rankings existentes, evidencia-se em grande parte das universidades católicas, o uso desse ferramental no processo de planejamento estratégico, por meio de seus respectivos desempenhos para o estabelecimento de metas e objetivos.

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Biografia do Autor

MARCO WANDERCIL, Faculdade Santa Lúcia (FSL) e Faculdade Casa Branca (FCB)

Marco Wandercil é doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Adolfo-ignacio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Adolfo Ignacio Calderón é doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Publicado

2022-11-29

Como Citar

WANDERCIL, M., & Calderón, A.- ignacio. (2022). Os Rankings Acadêmicos: implicações na governança universitária das universidades católicas brasileiras Outros Temas. Educação &Amp; Realidade, 47. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/117631

Edição

Seção

Artigos