Estudo sobre Emoções e Sentimentos na Educação Infantil

Autores

  • Jéssica Bispo Batista Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara/SP – Brasil
  • Juliana Campregher Pasqualini Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara/SP – Brasil
  • Giselle Modé Magalhães Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP – Brasil

Palavras-chave:

Educação Infantil, Teoria Histórico-Cultural, Emoções

Resumo

Este estudo investigou o papel do processo pedagógico sobre o desenvolvimento das emoções e sentimentos na idade pré-escolar, a partir da análise da atividade escolar da criança. A pesquisa envolveu observações em sala de aula e uma entrevista com a professora regente, a fim de analisar em que medida as atividades pedagógicas mobilizavam os aspectos emocionais das crianças e contribuíam para seu desenvolvimento afetivo-emocional. Os resultados demonstraram que ser reconhecido no coletivo pela professora é emocionalmente mais significativo que a natureza e o sucesso da execução da tarefa. Conclui-se que compreender a dinâmica das emoções na vida escolar concreta das crianças em idade pré-escolar é imprescindível para o planejamento pedagógico que vise a emancipação dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Bispo Batista, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara/SP – Brasil

Jéssica Bispo Batista é Psicóloga graduada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Atualmente é orientadora educacional. Possui experiência docente em graduação de curso de Formação de Psicólogas/os e cursos de formação contínua de educadoras/es. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr/UNESP) com bolsa CAPES.

Juliana Campregher Pasqualini, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara/SP – Brasil

Juliana Campregher Pasqualini é Professora do Departamento de Psicologia da UNESP Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP Araraquara, com pós-doutorado pela Faculdade de Educação da UNICAMP. É graduada em Psicologia pela UNESP Bauru, mestre em Educação Escolar pela UNESP Araraquara e doutora pelo mesmo programa, com estágio de doutorado-sanduíche na University of Bath, Inglaterra.

Giselle Modé Magalhães, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP – Brasil

Giselle Modé Magalhães é Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com pós-doutorado pela Faculdade de Educação da UNICAMP. É graduada em Psicologia pela UNESP Bauru, mestre em Educação Escolar pela UNESP Araraquara e doutora pelo mesmo programa.

Publicado

2022-05-18

Como Citar

Batista, J. B., Pasqualini, J. C., & Magalhães, G. M. (2022). Estudo sobre Emoções e Sentimentos na Educação Infantil. Educação &Amp; Realidade, 47. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/116927

Edição

Seção

Vigotski Hoje: implicações educacionais