Contribuições de Vigotski para Pensar uma Educação Intercultural

Autores

  • Alice Martins Pederiva Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa – Portugal
  • Amanda Aliende da Matta Universitat de Barcelona, Barcelona – Espanha
  • Antonio Sagrado Lovato Universitat de Barcelona, Barcelona – Espanha

Palavras-chave:

Interculturalidade, Vigotski, Teoria histórico-cultural, Psicologia cultural, Multiculturalismo crítico.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as possíveis contribuições de Vigotski e da teoria histórico-cultural para uma educação intercultural. Para tal, discorre em um primeiro momento sobre interculturalidade, trazendo aportes da psicologia cultural e do modelo de multiculturalismo crítico. Em seguida, apresenta conceitos da teoria histórico-cultural que contribuem para pensar a organização de uma educação intercultural. Por fim, analisa experiências concretas de contextos educativos a fim de exemplificar como os conceitos discutidos podem ser trabalhados na prática. Assim, busca compreender vivências de interculturalidade à luz da teoria histórico-cultural, a partir da proposta de método de Vigotski.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Martins Pederiva, Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa – Portugal

Alice Martins Pederiva é Mestre em Psicologia das Relações Interculturais pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, especialista em Gestalt-terapia pela UnyLeya, psicóloga pela Universidade de Brasília e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas (GEPPE).

Amanda Aliende da Matta, Universitat de Barcelona, Barcelona – Espanha

Amanda Aliende da Matta é Doutoranda do programa Educação e Sociedade da Universidade de Barcelona, professora associada do departamento de Métodos de Pesquisa e Diagnóstico em Educação da Universidade de Barcelona e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas (GEPPE). Consultora e cofundadora do Edupoiesis.

Antonio Sagrado Lovato, Universitat de Barcelona, Barcelona – Espanha

Antonio Sagrado Lovato é Mestrando em Investigación y Cambio Educativo na Universidade de Barcelona e mestre em Cinema Documentário pela ESCAC - Universidade de Barcelona. Engenheiro de Gestão pela Universidade Federal do ABC e Pedagogo. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas (GEPPE). Consultor e cofundador do Edupoiesis.

Publicado

2022-05-18

Como Citar

Pederiva, A. M., Matta, A. A. da, & Lovato, A. S. (2022). Contribuições de Vigotski para Pensar uma Educação Intercultural. Educação &Amp; Realidade, 47. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/116915

Edição

Seção

Vigotski Hoje: implicações educacionais