A Juventude En-Cena na Escola: a educação no encontro com a cidade
Palavras-chave:
Educação, Psicanálise, Formação Cultural, Formação Profissional, Oficina de Fotografia.Resumo
A tradicional aliança entre educação e trabalho vem-se configurando numa aparente adesão das práticas educativas às engrenagens do capitalismo. Partindo da análise dos efeitos da entrada dessa configuração discursiva no espaço escolar, problematiza-se a hipótese da transição de um modelo educativo fundamentado numa formação cultural, tal como discutida por Adorno, em direção ao que entendemos como formação profissional. Segue-se a apresentação de uma pesquisa-intervenção no contexto de uma oficina de fotografias, cujos resultados apontam para o potencial da arte em subverter a lógica do ensino tecnicista, criando outro cenário de encontro da experiência educativa com a cidade, para além do norteado pela inserção no mercado do trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-06-23
Como Citar
Rocha, L. P., & Lima, M. C. P. (2021). A Juventude En-Cena na Escola: a educação no encontro com a cidade. Educação &Amp; Realidade, 46(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/109163
Edição
Seção
Adolescência na cidade: questões para os campos da psicanálise, educação e política