EGRESSOS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO: UM ESTUDO SOBRE O ACESSO AOS DIREITOS SOCIAIS, COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO E TRABALHO

Autores/as

  • Kely Hapuque Cunha Fonseca UNITAU
  • Quésia Postigo Kamimura FSP USP UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.29657

Palabras clave:

, Trabalho, Capital Humano, Direitos Sociais, Egressos Prisionais.

Resumen

Este artigo apresenta um estudo com egressos do sistema penitenciário em uma Central de Atenção ao Egresso e Família. Seu objetivo é identificar a realidade de acesso por parte de egressos do sistema penitenciário à educação e trabalho enquanto direitos sociais. A pesquisa é exploratória com uma abordagem quanti-qualitativa. Seus resultados apresentaram o perfil de jovens egressos com pouca qualificação profissional e com ensino médio incompleto. Durante a prisão tiveram mais acesso ao trabalho do que à educação. Após a prisão houve o agravante dos antecedentes criminais dificultando o acesso ao mercado de trabalho. Conclui-se que há necessidade de mais investimento em educação e trabalho com vistas à formação de um capital humano para estes egressos acessarem o mercado de trabalho formal após a prisão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kely Hapuque Cunha Fonseca, UNITAU

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional, Especialista em Política Social e Gestão Institucional e Graduada em Serviço Social, todos pela Universidade de Taubaté - SP.

Quésia Postigo Kamimura, FSP USP UNITAU

Atualmente é professora na graduação e pós-graduação em administração na Universidade de Taubaté. Possui graduação em Ciências Econômicas, mestrado em Administração e doutorado em Saúde Pública.

Publicado

2012-12-04

Cómo citar

Fonseca, K. H. C., & Kamimura, Q. P. (2012). EGRESSOS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO: UM ESTUDO SOBRE O ACESSO AOS DIREITOS SOCIAIS, COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO E TRABALHO. Revista Debates, 6(3), 145. https://doi.org/10.22456/1982-5269.29657

Número

Sección

Artículos