Categorias teóricas âncoras do pensamento de Antonio Gramsci em artigos do mapa bibliográfico de Gramsci no Brasil

Autores

  • Silmara Carneiro e Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Cristinae Gonçalves de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Nilson de Paula Junior Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.104535

Palavras-chave:

Antonio Gramsci, Categorias Teóricas Gramscianas, Mapa da Bibliografia do Gramsci no Brasil.

Resumo

O estudo da influência de Antonio Gramsci nas produções científicas brasileiras tem sido uma pauta da International Gramsci Society – Brasil – IGS-BR, que culminou com o lançamento do Mapa da Bibliografia de Gramsci no Brasil. Este trabalho partiu do referido mapa para contribuir com esse esforço, a fim de identificar os fundamentos teóricos gramscianos presentes nas respectivas produções, a partir da incidência de suas categorias teóricas nos artigos publicados no Brasil. Para este trabalho foi feito um recorte dos 11 artigos que versaram sobre as seguintes categorias: Filosofia da Praxis (5), Cultura (3), Vontade Coletiva (2) e Ideologia (1). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sistemática, de caráter exploratório. A técnica de análise utilizada foi a análise de conteúdo. Os resultados indicam que Hegemonia foi a categoria teórica âncora com maior incidência nos textos, comportando-se como articuladora da unidade do pensamento gramsciano nas produções do Mapa da IGS/BR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silmara Carneiro e Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina; Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Graduada em Serviço Social pela mesma universidade. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Práticas Sociais.

Cristinae Gonçalves de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Assistente Social. Professora no curso de Serviço Social da UEPG e na residência multiprofissional do HU-UEPG. Diretora de Ações Afirmativas e Diversidade da UEPG. Doutora e mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG. Conselheira Estadual da gestão 2020-2023 do CRESS-PR, atuando na Comissão Permanente de Ética, Câmara Temática de Formação e Trabalho profissional e na Câmara Temática de Assistência Social. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas Públicas e Práticas Sociais.

Nilson de Paula Junior, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestrando em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; Graduado em Jornalismo pela Universidade pela mesma universidade. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas Públicas e Práticas Sociais.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Silva, S. C. e, Souza, C. G. de, & Junior, N. de P. (2020). Categorias teóricas âncoras do pensamento de Antonio Gramsci em artigos do mapa bibliográfico de Gramsci no Brasil. Revista Debates, 14(3), 196–220. https://doi.org/10.22456/1982-5269.104535