Sobre a identidade do capital social e o capital social da identidade
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-5269.55845Palavras-chave:
Capital Social, Encapsulamento Social, Identidade, Teoria Neoclássica.Resumo
Na economia contemporânea, o capital social é identificado por alguns como normas e redes que enfatizam confiança, reciprocidade e cooperação para a produção de bens públicos. Mas os críticos clamam que o capital social é, principalmente, de origem individualista e fornece terra firme para subordinação do trabalho do capital. Argumentamos que, apesar dos maus-tratamentos neoclássicos, concepções mais socializadas do capital social conferem aos indivíduos capacidade de compartilhar um senso de obrigação social e identidade comum e buscar estratégias articuladas para o bem-estar público. Tentamos reintegrar o “social” ao capital social através do conceito de encapsulamento social, onde os indivíduos se engajam livremente em processos de reflexão, mobilização social e debate político para assessorar conflitos diferentes e frequentes e objetivos que atravessam múltiplas agências coletivas. Assim, as escolhas dependem não apenas de utilidade pessoal, mas também de identidade pessoal, como, por exemplo, que tipo de pessoa alguém quer ser e que tipo de sociedade alguém deseja ter.Downloads
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Publicado
2015-08-28
Como Citar
Christoforou, A. (2015). Sobre a identidade do capital social e o capital social da identidade. Revista Debates, 9(2), 11–35. https://doi.org/10.22456/1982-5269.55845
Edição
Seção
Dossiê