Sobre a identidade do capital social e o capital social da identidade

Autores

  • Asimina Christoforou Athens University of Economics and Business

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.55845

Palavras-chave:

Capital Social, Encapsulamento Social, Identidade, Teoria Neoclássica.

Resumo

Na economia contemporânea, o capital social é identificado por alguns como normas e redes que enfatizam confiança, reciprocidade e cooperação para a produção de bens públicos. Mas os críticos clamam que o capital social é, principalmente, de origem individualista e fornece terra firme para subordinação do trabalho do capital. Argumentamos que, apesar dos maus-tratamentos neoclássicos, concepções mais socializadas do capital social conferem aos indivíduos capacidade de compartilhar um senso de obrigação social e identidade comum e buscar estratégias articuladas para o bem-estar público. Tentamos reintegrar o “social” ao capital social através do conceito de encapsulamento social, onde os indivíduos se engajam livremente em processos de reflexão, mobilização social e debate político para assessorar conflitos diferentes e frequentes e objetivos que atravessam múltiplas agências coletivas. Assim, as escolhas dependem não apenas de utilidade pessoal, mas também de identidade pessoal, como, por exemplo, que tipo de pessoa alguém quer ser e que tipo de sociedade alguém deseja ter.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Asimina Christoforou, Athens University of Economics and Business

Professora da Athens University of Economics and Business, na Grécia.

Downloads

Publicado

2015-08-28

Como Citar

Christoforou, A. (2015). Sobre a identidade do capital social e o capital social da identidade. Revista Debates, 9(2), 11–35. https://doi.org/10.22456/1982-5269.55845