Congruência temática entre cidadãos e representantes na América Latina: uma perspectiva multidimensional

Autores

  • Juan Antonio Rodriguez Zepeda Universidad de Salamanca

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.77459

Palavras-chave:

Congruência Temática, América Latina, Análise Multivariada.

Resumo

Este trabalho propõe uma contribuição metodológica ao estudo emprírico da representação política. Nele, explora-se o nível de congruência temática entr os cidadãos e os deputados de 15 países latinoamericanos. O objetivo é conhecer em que medida as opiniões desses grupos convergem com a intervenção do Estado em seis aspectos do âmbito público. Para isto, utilizaram-se os métodos de estatística multivariada: escalas multidimensionais e análise Procrustes. Pelo primeiro, foi possível saber como estão estruturados estes temas para os representantes e representados; a partir do segundo, mediu-se o grau de semelhança entre as estruturas ditas. A contribuição do estudo é considerar a estrutura multidimensional da congruência temática e usar ferramentas estatísticas adequadas para analisá-la.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juan Antonio Rodriguez Zepeda, Universidad de Salamanca

Juan Antonio Rodríguez-Zepeda é Doutorando da Universidade de Salamanda e Professor Associado de Ciência Política na Universidade de Burgos.

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Rodriguez Zepeda, J. A. (2017). Congruência temática entre cidadãos e representantes na América Latina: uma perspectiva multidimensional. Revista Debates, 11(3), 29–56. https://doi.org/10.22456/1982-5269.77459