AS BASES SOCIAIS E ATITUDINAIS DA ALIENAÇÃO ELEITORAL NO BRASIL

Autores

  • Julian Borba UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.6989

Palavras-chave:

Participação Política, Cultura Política, Alienação Eleitoral.

Resumo

Um dos pressupostos centrais da teoria da cultura política é que os sentimentos, crenças e valores políticos da cidadania se materializam em padrões comportamentais. Partindo desses pressupostos mais gerais da teoria da cultura política, esse artigo pretende analisar se o comportamento eleitoral alienado (abstenção, voto branco e voto nulo) pode ser compreendido a partir do uso de indicadores de cultura política. Os poucos trabalhos sobre o tema no Brasil, trataram das bases sócio-econômicas e demográficas da alienação e utilizaram como referência os dados oficiais de comparecimento eleitoral. De modo diferente à referida literatura, nossa base empírica foi um survey pós-eleitoral (ESEB), o qual permitiu testar e comparar a hipótese culturalista com outras explicações para a alienação eleitoral.

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Publicado

2008-12-25

Como Citar

Borba, J. (2008). AS BASES SOCIAIS E ATITUDINAIS DA ALIENAÇÃO ELEITORAL NO BRASIL. Revista Debates, 2(2), 134–157. https://doi.org/10.22456/1982-5269.6989

Edição

Seção

Dossiê