AS RELAÇÕES ENTRE DIREITOS HUMANOS E PRÁTICAS DOS POLICIAIS CIVIS: O PAPEL DA PERCEPÇÃO DOS CIDADÃOS

Autores

  • Ludmila Mendonça Lopes Ribeiro Fundação Getulio Vargas
  • Klarissa Silva UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.15679

Palavras-chave:

Semana de Visitas a Delegacias de Polícia, Direitos Humanos, Práticas Policiais.

Resumo

Como os cidadãos percebem as práticas dos policiais civis? Esses entendimentos têm alguma conexão com o conceito de direitos humanos? Em que medida os cidadãos creditam à Polícia Civil importante papel na materialização da ideia de direitos humanos, entendidos como “mecanismos capazes de prover tratamento igual aos diferentes, universalizando a aplicação da lei às distintas identidades que se especificam no espaço público” (KANT DE LIMA, 2004)? Para responder a essas questões foram utilizadas informações (dados quantitativos e qualitativos) coletadas no âmbito da III Semana de Visitas a Delegacias de Polícia (2009). A partir dessas informações, este artigo discute em que medida as práticas dos policiais civis, no Brasil, se coadunam ou não com o que se entende por direitos humanos no cenário atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Mendonça Lopes Ribeiro, Fundação Getulio Vargas

Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e pesquisadora do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Klarissa Silva, UFRJ

Doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ e pesquisadora do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU-UFRJ).

Downloads

Publicado

2010-12-28

Como Citar

Ribeiro, L. M. L., & Silva, K. (2010). AS RELAÇÕES ENTRE DIREITOS HUMANOS E PRÁTICAS DOS POLICIAIS CIVIS: O PAPEL DA PERCEPÇÃO DOS CIDADÃOS. Revista Debates, 4(2), 178. https://doi.org/10.22456/1982-5269.15679

Edição

Seção

Artigos