Limites da intervenção do Ministério Público nas políticas públicas de promoção de Direitos Humanos no Brasil

Autores

  • Rodrigo Stumpf González UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.72262

Palavras-chave:

Ministério Público, políticas públicas, direitos humanos

Resumo

Este texto analisa como o processo de judicialização de políticas públicas relacionadas à promoção dos direitos humanos tem permitido um maior protagonismo do Ministério Público. Primeiramente, é apresentada a evolução da concepção moderna de direitos humanos e sua transformação em direitos subjetivos, que podem ser demandados judicialmente, com a atuação do Ministério Público. Em seguida são discutidos limites e contradições nesta atuação. Conclui-se pela necessidade de encontrar um equilíbrio baseado no diálogo com a sociedade e na tolerância para que a intervenção nas políticas públicas possa ser efetiva e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Stumpf González, UFRGS

Rodrigo Stumpf González é Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFRGS. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPQ. E-mail: rodrigo.stumpf@ufrgs.br.

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

González, R. S. (2017). Limites da intervenção do Ministério Público nas políticas públicas de promoção de Direitos Humanos no Brasil. Revista Debates, 11(1), 79–98. https://doi.org/10.22456/1982-5269.72262

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>