v. 9 n. 2 (2022): Edição Especial: Trabalhos Destaques do X Seminário Discente do PPGS-UFRGS

					Visualizar v. 9 n. 2 (2022): Edição Especial: Trabalhos Destaques do X Seminário Discente do PPGS-UFRGS

A Revista Contraponto traz nesta Edição os artigos selecionados como destaque no X Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFRGS, realizado no ano de 2022.
O Seminário, realizado anualmente pelo corpo discente do PPGS, tem como propósito divulgar a produção científica produzida por estudantes e pesquisadores/as de graduação e pós-graduação em Sociologia e áreas afins, além de promover e compartilhar saberes, resultados de pesquisa, agendas, desafios e propostas de investigação ou intervenção social. Em sua décima edição, o Seminário intitulado “Panoramas sociológicos entre conhecimentos, práticas e pesquisas: O que queremos? A que(m) serve nosso conhecimento?”, objetivou fomentar a reflexão em torno da pesquisa, da extensão, ensino e trabalho, legitimando as ciências sociais na universidade e para além de seus muros. Propôs a superação das validações utilitaristas da sociologia, dimensionando as possibilidades de atuação das/dos/des cientistas sociais em diversas esferas da sociedade. Tal debate torna-se central em tempos de descrédito à produção científica, em especial às ciências sociais e humanidades.
Os artigos e resenha selecionados para esta publicação, apresentam discussões de relevância para o contexto atual brasileiro, inscritos nas temáticas da alimentação e alimentos, trabalho e emprego, violência e racismo.
Desejamos uma boa leitura!

Publicado: 28-12-2022

Edição completa