Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, a situação deve ser explicada aos editores.
  • O/A autor/a principal do trabalho deve ter, no mínimo, graduação concluída.
  • Exige-se um número máximo de quatro autores (as) por trabalho.
  • O texto está disposto no template disponibilizado pela revista [https://drive.google.com/file/d/11Yc2eN9eqtDJ6wSOd7P8mOeB0kn9fnel/view], cumprindo os itens básicos  layout tamanho A4; espaçamento entre linhas de 1,5cm; fonte Arial tamanho 12 (exceto título); margens Esquerda=3cm, Direita=2cm; Superior=3cm e Inferior=2cm; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras, quadros e tabelas estão inseridas no texto, e não ao final do documento como anexos.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Office Word (.docx).

Diretrizes para Autores

Contraponto – Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos do PPGS/UFRGS, somente receberá para análise artigos inéditos, resenhas e traduções de textos elaborados por alunos formalmente vinculados a programas de pós-graduação de universidades brasileiras e estrangeiras. A produção de discentes que já realizaram a defesa de sua dissertação ou tese também poderá ser enviada à submissão.

No caso das resenhas, é indicado o respeito do prazo máximo de dois anos de publicação para textos de fácil acesso e em português ou espanhol e de três anos para os de difícil acesso e em outras línguas, tais como inglês, alemão e francês, sendo que, em ambos os casos, se faz necessária a elaboração de uma justificativa que ateste a importância da elaboração de uma resenha sobre tal título. No que se refere às traduções, é imprescindível que a mesma seja realizada sobre texto não disponível em língua portuguesa ou espanhola, assim como esteja anexada a autorização do autor e/ou editora, estando o tradutor ciente de que deve entregar seu trabalho totalmente revisado e corrigido, dado que a revista não executará qualquer tipo de revisão final em traduções, especialmente em face da natureza extremamente pessoal deste tipo de produção.

Neste sentido, é necessário esclarecer que o envio de artigo, resenha ou tradução não implica, necessariamente, em sua publicação, cabendo aos pareceristas e, em última instância, aos editores, sua aprovação ou não para publicação. Neste sentido, além da aprovação qualitativa, as propostas são aceitas de acordo com os objetivos da publicação e o número de conteúdos já enquadrados. Eventualmente, no caso de ser conveniente à revista, poderão ser recomendadas correções e adequações que possibilitem uma nova análise do material por pareceristas cegos. Dentre alguns critérios que são levados em conta para a publicação, os fundamentais são os abaixo elencados:

 

i)          relevância do tema para o escopo atual da sociologia;

ii)         articulação teórico-metodológica;

iii)        qualidade e correção da escrita.

 

Sobre a formatação dos trabalhos científicos submetidos

 

a) Os artigos científicos deverão conter, preferencialmente, entre 15 e 20 páginas (excluídas as referências) enquanto as resenhas ao redor de 5 páginas, devendo estar incluídas eventuais figuras, quadros e tabelas. A formatação básica, tanto de artigos quanto de resenhas, deve ser: layout tamanho A4; espaçamento entre linhas de 1,5 cm; fonte Arial tamanho 12; margens Esquerda=3cm, Direita=2cm; Superior=3cm e Inferior=2cm. O trabalho deverá estar adequado ao template disponibilizado pela Revista, sob pena de recusa.

b) Todos os conteúdos enviados (somente em forma digital) deverão ser elaborados nos editores de texto Microsoft Office Word (.docx) e submetidos via plataforma da Revista [https://seer.ufrgs.br/contraponto/information/authors] por meio de seu cadastro como autor/a;

c) Não serão aceitas resenhas de obras de fácil acesso em línguas neo-latinas com mais de dois anos de sua primeira publicação e, no caso das de difícil acesso e em outros idiomas, o prazo é de quatro anos;

d) Os artigos científicos deverão estar acompanhados de um título de, no máximo, 23 palavras e resumo de, no máximo, 250 palavras, além da indicação de 3 a 5 palavras-chave. Exige-se também resumos e palavras-chave na língua inglesa (abstract e keywords) e na língua espanhola (resumen e palabras-clave), valendo-se dos mesmos critérios;

e) Devem ser evitadas notas de rodapé em número excessivo;

f) Respeitando o modelo Autor/Data e constando no corpo do texto, as citações devem obedecer aos seguintes critérios: i) citações indiretas: sobrenome autoral em maiúsculas + ano de publicação; citações diretas: sobrenome autoral em maiúsculas + ano de publicação + página; obras de um mesmo autor, porém de anos diferentes, devem ser diferenciadas com uma letra minúscula, partindo de “a”, ou seja: sobrenome autoral em maiúsculas + ano de publicação + letra minúscula “a”, “b”, “c”, etc.;

i) A bibliografia utilizada deve ser disposta em ordem alfabética no final do trabalho, conforme os modelos e exemplos abaixo:

  • Livros: Sobrenome do(s) autor(es) em maiúsculas, nome(s) do(s) autor(es). Título da obra em negrito: edição (em caso de reedição), local de publicação: editora, ano. Exemplo: WEBER, Max. Economia e Sociedade. 3. ed. Brasília: UnB, 1994.
  • Coletâneas: Sobrenome do(s) autor(es) em maiúsculas, nome do(s) autor(es). Título do capítulo. In: Sobrenome do(s) autor(es) em maiúsculas, nome do(s) organizador(es) abreviado. Título da obra em negrito: subtítulo. edição (em caso de reedição), local de publicação: editora, ano. Exemplo: BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Márcia de Moraes. Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Ed Fundação Getúlio Vargas, 1996.
  • Artigos publicados em periódicos: Sobrenome do(s) autor(es) em maiúsculas, nome do(s) autor(es). Título do artigo. Nome do periódico de publicação do artigo em negrito, local de publicação, volume e número do periódico em que consta o artigo, ano de publicação. Exemplo: MÉLO, José Luiz Bica. Fronteiras: da linha imaginária ao campo de conflitos. Revista Sociologias. Porto Alegre, ano 6, nº 11, jan/jun 2004.
  • Teses e Dissertações: Sobrenome do(s) autor(es) em maiúsculas, nome do(s) autor(es). Título da tese ou da dissertação em negrito. Grau acadêmico. Nome da instituição acadêmica. Local, data. Exemplo: SANTOS, Tânia Steren. Carreira profissional e gênero: trajetória de homens e mulheres no contexto da feminização da medicina. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2002.
  • Rede mundial (internet) e demais publicações em meios eletrônicos: Sobrenome do(s) autor(es) em maiúsculas, nome do(s) autor(es).  Título. Produtor do conteúdo em negrito, volume, número da edição, ano. Disponível em: (<url>). Data em que o conteúdo foi acessado no formato dia/mês/ano. Exemplo: BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A construção política do Estado. Revista Lua Nova, São Paulo, n. 81, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ln/n81/a06n81.pdf>. Acesso em: 09 mai. 2010.

 

TEMPLATE PARA TRABALHOS:

https://drive.google.com/file/d/11Yc2eN9eqtDJ6wSOd7P8mOeB0kn9fnel/view?usp=sharing

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.