Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

##common.pageHeaderLogo.altText##

Sobre a Revista

A Revista Contraponto é um periódico semestral editado pelos discentes do Curso de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Mestrado e Doutorado), com a finalidade de auxiliar na comunicação, na divulgação e no intercâmbio de práticas, reflexões e resultados obtidos pelos pesquisadores vinculados ao campo das Ciências Sociais.

Este periódico publica artigos inéditos (em base nacional), prezando por sua qualidade científica. Nos dedicamos em caráter especial, aos trabalhos produzidos por pesquisadores ligados à pós-graduação nacional e internacional, estimulando o compartilhamento democrático de estudos em matéria de Ciências Sociais e promovendo e fomentando o debate qualificado em Sociologia da Alimentação, Sociologia Ambiental, Sociologia Econômica, Sociologia da Educação, Sociologia do Trabalho, Sociologia Rural, Sociologia da Violência, Minorias Sociais, dentre outras. Assim, buscamos incentivar o diálogo com outros campos do saber científico das Ciências Sociais.

Missão

Disponibilizar, por intermédio da publicação online, trabalhos científicos entendidos como relevantes às Ciências Sociais, especialmente os produzidos por pesquisadores ligados à pós-graduação nacional e internacional.

Público alvo

Em termos estritos e entre autores e leitores, nosso público-alvo é oriundo do universo acadêmico, notadamente pesquisadores, mestrandos, doutorandos e professores ligados à pesquisa social e a produção científica. Aceitamos trabalhos de graduandas/graduandos ou graduadas/graduados, desde que tenham no mínimo coautoria com uma pessoa vinculada à um Programa de Pós-Graduação (Mestrado ou Doutorado).

Políticas de submissão

A Revista Contraponto é editada semestralmente e aceita para publicação trabalhos acadêmicos de pesquisa, resenhas e traduções, às quais se requer qualidade, originalidade, relevância e ineditismo. Para informações mais detalhadas, recomenda-se a leitura do subitem “Diretrizes para Autores”, contido no link “Submissões.

Para informações mais detalhadas sobre este tema, recomenda-se a leitura do subitem “Diretrizes para Autores”, contido no link “Submissões.

Este é um periódico semestral editado pelos discentes do curso de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com publicação anual de dois números: jan./jun. e jul./dez.

Somente via e-mail: admcontraponto@gmail.com

Endereço:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)

Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS)

Av. Bento Gonçalves, 9.500 – Sala 103 IFCH Campus do Vale

CEP: 91509-900 Porto Alegre / RS

Tel: (51) 3308.6635 Fax: (51) 3308.6637

Classificação dos periódicos 2013-2016 - Qualis da Revista por área

Antropologia/Arqueologia  B5 | Ciências Ambientais  B4 | Educação  C | Interdisciplinar  B5 | Linguística e Literatura B1 | Sociologia B4