PAGODE DA 27
EM BUSCA DA POLÍTICA NA PERIFERIA
Palavras-chave:
teoria sociológica, sociologia política, sociologia urbana, periferia, coletivos culturaisResumo
O presente trabalho tem como proposta a discussão acerca da centralidade política
que ocupam os movimentos estético-culturais periféricos no atual contexto urbano.
Isso se dará a partir de uma pesquisa de mestrado em andamento, baseada, por sua
vez, na reflexão sobre a atuação do Pagode da 27: uma autodenominada comunidade
de samba localizada no Grajaú, na zona sul da cidade de São Paulo. O coletivo
trabalha com o intuito de trazer o samba de volta para a periferia, tomando-o como
“instrumento de transformação social”. Além da ocupação e construção do espaço
público, da produção de cultura e lazer na e para a periferia e das músicas e discursos
que ali circulam, o grupo atua com projetos voltados para a formação de crianças e
jovens - como uma escolinha de futebol e uma biblioteca aberta. Alargando o conceito
de política, ativismos como este podem ser entendidos como a busca pela tomada da
parte daqueles “sem parte” (RANCIÉRE, 1996) e como processo de emergência
daquilo que antes era ruído - invisível e indizível (RANCIÉRE, 2005). Construída
coletivamente por meio da experiência dentro de um campo de conflitos
(THOMPSON, 1998), a agência política existe enquanto uma dinâmica instituinte do
novo (CASTORIADIS, 1982). Se há em curso, no atual contexto do conflito urbano
brasileiro (MACHADO, 2010), um processo de “sujeição criminal” (MISSE, 2010), o
novo em relação ao contexto, mas também o novo para os próprios sujeitos, é
entendido, aqui, como uma busca, também, pela política.
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