Diretrizes para Submissão

Condições para submissão

A Revista Contraponto somente receberá para análise artigos inéditos, resenhas, ensaios, traduções de textos e entrevistas elaborados por doutoras/es e mestras/es ou discentes formalmente vinculadas/os a programas de pós-graduação de Universidades brasileiras e estrangeiras.

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. A Revista Contraponto não cobra taxa de processamento de artigos (APCs).

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, a situação deve ser explicada aos editores.
  • A autoria principal do trabalho deve ter, no mínimo, graduação completa e estar vinculada a um Programa de Pós-Graduação nacional ou internacional.
  • O número máximo é de 4 (quatro) autoras/es por trabalho.
  • O texto está disposto no template disponibilizado pela revista, cumprindo os itens básicos: layout tamanho A4; espaçamento entre linhas de 1,5cm; fonte Arial tamanho 12 (exceto título); margens Esquerda=3cm, Direita=2cm; Superior=3cm e Inferior=2cm; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras, quadros e tabelas estão inseridas no texto, e não ao final do documento como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas diretrizes abaixo.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Office Word (.docx).

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão recusadas.

  • A produção de discentes que já realizaram a defesa de sua dissertação ou tese também poderá ser enviada à submissão.
  • No caso das resenhas, é indicado o respeito do prazo máximo de dois anos de publicação para textos de fácil acesso e em português ou espanhol e de três anos para os de difícil acesso e em outras línguas, tais como inglês, alemão e francês, sendo que, em ambos os casos, se faz necessária a elaboração de uma justificativa que ateste a importância da elaboração de uma resenha sobre tal título.
  • No que se refere às traduções, é imprescindível que a mesma seja realizada sobre texto não disponível em língua portuguesa ou espanhola, assim como esteja anexada a autorização do autor e/ou editora, estando o tradutor ciente de que deve entregar seu trabalho totalmente revisado e corrigido, dado que a revista não executará qualquer tipo de revisão final em traduções, especialmente em face da natureza extremamente pessoal deste tipo de produção.

Formatação

a) Os artigos científicos e ensaios deverão conter, preferencialmente, entre 15 e 20 páginas (excluídas as referências) enquanto as resenhas ao redor de 5 páginas, devendo estar incluídas eventuais figuras, quadros e tabelas. A formatação básica, tanto de artigos quanto de resenhas, deve ser: layout tamanho A4; espaçamento entre linhas de 1,5 cm; fonte Arial tamanho 12; margens Esquerda=3cm, Direita=2cm; Superior=3cm e Inferior=2cm. O trabalho deverá estar adequado ao template disponibilizado pela Revista, sob pena de recusa.

b) Serão aceitas traduções de textos inéditos para a língua portuguesa, devidamente acompanhadas da autorização do titular dos direitos autorais, quando for o caso. Podem ser enviadas traduções completas, parciais ou abreviadas (nos dois últimos casos é necessário especificar as partes traduzidas e as excluídas). Os dados do/a tradutor/a devem seguir a formatação proposta para artigos. A autoria da tradução poderá criar um título para a mesma. Nesse caso, as referências completas da obra traduzida devem aparecer abaixo desse título. Também serão aceitas traduções cujo título seja a própria referência da obra traduzida. Indicar o ISSN (International Standard Serial Number) ou ISBN (International Standard Book Number). As traduções deverão ter no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas, ilustrações, gráficos e tabelas. Trabalhos maiores do que esse padrão serão avaliados pela editoria.

c) Todos os conteúdos enviados (somente em forma digital) deverão ser elaborados nos editores de texto Microsoft Office Word (.docx) e submetidos via plataforma por meio de seu cadastro como autor/a;

d) Não serão aceitas resenhas de obras de fácil acesso em línguas neo-latinas com mais de dois anos de sua primeira publicação e, no caso das de difícil acesso e em outros idiomas, o prazo é de quatro anos;

e) Os artigos científicos deverão estar acompanhados de um título de, no máximo, 23 palavras e resumo de, no máximo, 250 palavras, além da indicação de 3 a 5 palavras-chave. Exige-se também resumos e palavras-chave na língua inglesa (abstract e keywords) e na língua espanhola (resumen e palabras-clave), valendo-se dos mesmos critérios;

f) Devem ser evitadas notas de rodapé em número excessivo;

g) Respeitando o modelo Autor/Data e constando no corpo do texto, as citações devem obedecer aos seguintes critérios: i) citações indiretas: sobrenome autoral em maiúsculas + ano de publicação; citações diretas: sobrenome autoral em maiúsculas + ano de publicação + página; obras de um mesmo autor, porém de anos diferentes, devem ser diferenciadas com uma letra minúscula, partindo de “a”, ou seja: sobrenome autoral em maiúsculas + ano de publicação + letra minúscula “a”, “b”, “c”, etc.;

h) A bibliografia utilizada deve ser disposta em ordem alfabética no final do trabalho, conforme os modelos e exemplos abaixo:

  • Livros: Sobrenome do(s) autor(es) em maiúsculas, nome(s) do(s) autor(es). Título da obra em negrito: edição (em caso de reedição), local de publicação: editora, ano. Exemplo: WEBER, Max. Economia e Sociedade. 3. ed. Brasília: UnB, 1994.
  • Coletâneas: Sobrenome do(s) autor(es) em maiúsculas, nome do(s) autor(es). Título do capítulo. In: Sobrenome do(s) autor(es) em maiúsculas, nome do(s) organizador(es) abreviado. Título da obra em negrito: subtítulo. edição (em caso de reedição), local de publicação: editora, ano. Exemplo: BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Márcia de Moraes. Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Ed Fundação Getúlio Vargas, 1996.
  • Artigos publicados em periódicos: Sobrenome do(s) autor(es) em maiúsculas, nome do(s) autor(es). Título do artigo. Nome do periódico de publicação do artigo em negrito, local de publicação, volume e número do periódico em que consta o artigo, ano de publicação. Exemplo: MÉLO, José Luiz Bica. Fronteiras: da linha imaginária ao campo de conflitos. Revista Sociologias. Porto Alegre, ano 6, nº 11, jan/jun 2004.
  • Teses e Dissertações: Sobrenome do(s) autor(es) em maiúsculas, nome do(s) autor(es). Título da tese ou da dissertação em negrito. Grau acadêmico. Nome da instituição acadêmica. Local, data. Exemplo: SANTOS, Tânia Steren. Carreira profissional e gênero: trajetória de homens e mulheres no contexto da feminização da medicina. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2002.
  • Rede mundial (internet) e demais publicações em meios eletrônicos: Sobrenome do(s) autor(es) em maiúsculas, nome do(s) autor(es).  Título. Produtor do conteúdo em negrito, volume, número da edição, ano. Disponível em: (<url>). Data em que o conteúdo foi acessado no formato dia/mês/ano. Exemplo: BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A construção política do Estado. Revista Lua Nova, São Paulo, n. 81, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ln/n81/a06n81.pdf>. Acesso em: 09 mai. 2010.

Declaração de Direito Autoral

Em caso de aprovação do artigo, as/os autoras/es cedem automaticamente seus direitos de autoria à Revista Contraponto, a qual passa a deter a posse dos direitos referentes aos trabalhos publicados, mantendo o autor, contudo, os direitos morais sobre os mesmos, a exemplo de sua identificação como autor sempre que houver publicação de seu texto. Também é possível, desde que formalmente solicitado, obter a autorização para publicar o trabalho em forma de capitulo de livro, somente exigindo-se que a publicação obedeça os dados iniciais de publicação no periódico. As autorias podem, ainda, copiar e distribuir livremente seu texto em meio eletrônico, sendo vedada, no entanto, a revenda dos mesmos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.