Do popular ao cidadão ou a didática da cidadania

Autores/as

  • Jussemar Weiss Gonçalves Furg.

Resumen

 

Este artigo discute a contribuição de Condorcet para a elaboração de uma teoria da educação pública na modernidade. Através da análise dos conceitos que Condorcet apresenta em sua obra, se pode apreender um conjunto coerente de elementos sem os quais a compreensão dos fundamentos da educação pública se tornam problemáticos, ou mesmo impossível.

Palavras-chave: razão, educação, público, métodos de ensino, saber, democracia, república, revolução, história.

 

Résume

Cet article discute Ia contribution de Condorcet pour l'élaboration d'une tbéorie d l'éducation publique dans Ia modernité. À travers l'analise des conceptions que Condorcet présente dans son oeuvre, on peut dégager un ensemble cohérent d'éléments sans lequels Ia compréhension des fondements de l'éducation publique devient problématique, voire impossible.

Mots-clé: raizon, éducatioin publique, méthode d'enseignement, savoir, démocratie, république, revolution, histoire.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jussemar Weiss Gonçalves, Furg.

Publicado

2012-06-25

Cómo citar

Gonçalves, J. W. (2012). Do popular ao cidadão ou a didática da cidadania. Revista História Da Educação, 4(8), 65–77. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30139

Número

Sección

Artigo / Article / Artículo