Museos pedagógicos universitarios y coleccionismo de patrimonio escolar: la pasión por guardar de los historiadores/as de la educación en España

Autores

Resumo

Os museus pedagógicos universitários na Espanha têm desempenhado um papel indiscutível no estudo, na conservação e na divulgação do património histórico educativo. deles. São instituições a quem foi confiado o desafio de assumir um acervo que não se limite apenas à mera acumulação de objetos escolares, mas que também proponha como meta a preservação da história e da memória da educação de uma comunidade através de doações. Recolher materiais escolares de ontem é uma prática comum entre os historiadores da educação, que está ligada a uma paixão marcante por guardar e valorizar peças que nos ajudam a decifrar e interpretar a história da educação. O trabalho pretende mostrar que a preservação de objetos ligados à memória escolar nos ajuda a compreender e celebrar uma história partilhada, bem como a fortalecer a nossa identidade coletiva, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e responsável com a sua memória educativa.

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Biografia do Autor

Pablo Álvarez Domínguez, Universidad de Sevilla

Doctor por la Universidad de Sevilla. (Premio Extraordinario de Doctorado).

Profesor contratado doctor.

Departamento de Teoría e Historia de la Educación y pedagogía Social. Ärea: Teoría e Historia de la Educación

Secretario de la Sociedad Española para el Estudio del Patrimonio Histórico Educativo (SEPHE)

Secretario del Museo Pedagógico de la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Sevilla

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Publicado

2025-06-09

Como Citar

Álvarez Domínguez, P. (2025). Museos pedagógicos universitarios y coleccionismo de patrimonio escolar: la pasión por guardar de los historiadores/as de la educación en España. Revista História Da Educação, 29. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/140282

Edição

Seção

Dossiê “A paixão por guardar: colecionismo, memorabilia e patrimônio educativo”