Museos pedagógicos universitarios y coleccionismo de patrimonio escolar: la pasión por guardar de los historiadores/as de la educación en España

Autores

Resumo

Os museus pedagógicos universitários na Espanha têm desempenhado um papel indiscutível no estudo, na conservação e na divulgação do património histórico educativo. deles. São instituições a quem foi confiado o desafio de assumir um acervo que não se limite apenas à mera acumulação de objetos escolares, mas que também proponha como meta a preservação da história e da memória da educação de uma comunidade através de doações. Recolher materiais escolares de ontem é uma prática comum entre os historiadores da educação, que está ligada a uma paixão marcante por guardar e valorizar peças que nos ajudam a decifrar e interpretar a história da educação. O trabalho pretende mostrar que a preservação de objetos ligados à memória escolar nos ajuda a compreender e celebrar uma história partilhada, bem como a fortalecer a nossa identidade coletiva, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e responsável com a sua memória educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Álvarez Domínguez, Universidad de Sevilla


Doutor pela Universidade de Sevilha. (Prêmio Extraordinário de Doutorado).

Professor Titular da Universidade.

Departamento de Teoria e História da Educação e Pedagogia Social. Área: Teoria e História da Educação

Diretor do Museu Pedagógico da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Sevilha.

2º Mejor Docente Universitário de Espanha. Prêmio Educa Abanca, 2021, concedido pela Fundación Educa Abanca (Espanha).

Reconocimiento a la Trayectoria Profesional en la Historia del Patrimonio Escolar, orgado pelo Programa "Huellas de la Escuela. Legado de la historia educativa de la Ciudad de Buenos Aires". Ministério de Educação. Governo da Cidade de Buenos Aires. Buenos Aires (Argentina), 2021.

Downloads

Publicado

2025-06-09

Como Citar

Álvarez Domínguez, P. (2025). Museos pedagógicos universitarios y coleccionismo de patrimonio escolar: la pasión por guardar de los historiadores/as de la educación en España. Revista História Da Educação, 29. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/140282

Edição

Seção

Dossiê “A paixão por guardar: colecionismo, memorabilia e patrimônio educativo”