O "AMERICANISMO" E A CRIAÇÃO DA CADEIRA DE ESPANHOL NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1917-1926)

Autores

  • Anselmo Guimarães (Brasil) Universidade Federal de Sergipe
  • Josefa Eliana Souza (Brasil) Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Americanismo, cadeira de espanhol, ensino secundário

Resumo

Este artigo investigou as contribuições do “Americanismo” para a criação da cadeira de espanhol no ensino secundário brasileiro, as finalidades imediatas da institucionalização do espanhol como disciplina escolar e as dificuldades desse processo no Brasil, de 1917 a 1926. O estudo fundamentou-se nos pressupostos teóricos-metodológicos da história cultural e, sobretudo, da história das disciplinas escolares no diálogo com André Chervel (1990). A análise evidenciou que apesar da introdução do ensino da língua espanhola como troca de gentileza ao ato do Governo do Uruguai, não agregou ao ensino qualquer outro objetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anselmo Guimarães (Brasil), Universidade Federal de Sergipe

Anselmo Guimarães é mestre em Educação e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Publicou História do Ensino de Espanhol no Brasil (2011) e La Institucionalización de la Enseñanza de las Literaturas Española e Hispano-americanas en Brasil (1870-1942) (2014).

Endereço: Rua Érico Alves dos Santos, 59, conjunto Santa Lúcia, bairro Jabotiana – 49095-550 – Aracaju – Sergipe.

Email: anselmo.guima@gmail.com

Josefa Eliana Souza (Brasil), Universidade Federal de Sergipe

Josefa Eliana Souza é professora adjunta na Universidade Federal de Sergipe, doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica, de São Paulo. Publicou: O programa de instrução pública de Tavares Bastos (1861-1873): concepções a partir do modelo norte-americano (2012) e História e Memória: Universidade Federal de Sergipe (1968-2012) (2015).

Endereço:Rua: Lourival Chagas, 125. Edificio Harmonie Jardins Rèsidence, nº50, Bairro Grageru – 49.025-390 – Aracaju – Sergipe.

Email: elianasergipe@uol.com.br

Downloads

Publicado

2017-05-08

Como Citar

Guimarães (Brasil), A., & Souza (Brasil), J. E. (2017). O "AMERICANISMO" E A CRIAÇÃO DA CADEIRA DE ESPANHOL NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1917-1926). Revista História Da Educação, 180–193. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/57416

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo