Escritas femininas na casa oitocentista: memórias sobre o diário da Viscondessa de Arcozelo

Auteurs

Mots-clés :

Escritas femininas, Diário de Lembranças, Viscondessa de Arcozelo, Casa oitocentista, Espaços domésticos.

Résumé

O estudo tem como objetivo analisar o Diário de Lembranças da viscondessa de Arcozelo, buscando recompor os cenários onde ela realizava suas escritas pessoais. Em um plano específico, verifica-se como geria suas propriedades e seus pertences, além do que era esperado de uma mulher que foi educada para ser boa esposa e mãe. No que tange a aspectos metodológicos, são acessados dois tipos de fontes entrecruzadas: os registros anotados no Diário e as informações obtidas por meio de periódicos da época. Conclui-se que a casa oitocentista era o cenário da escrita, em seus aposentos mais herméticos, mantendo a representação do que era apropriado e permitido ao gênero feminino.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Maria Celi Chaves Vasconcelos (Brasil), Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Minho. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped). Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Bolsista do Programa Prociência (Uerj). Cientista do Nosso Estado/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Presidente da Câmara Conjunta de Educação Profissional e Superior e Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro (CEE/RJ). Pesquisadora na área de História da Educação e Políticas Educacionais, com ênfase na educação doméstica no Brasil oitocentista e criação/consolidação dos sistemas educacionais, além da educação na casa (homeschooling) e suas implicações na atualidade. Líder do Grupo de Pesquisa "História e memória das políticas educacionais no território fluminense" - Uerj/CNPq. Autora de livros, capítulos e artigos científicos; e organizadora de coletâneas resultantes de trabalhos de pesquisa.

Téléchargements

Publiée

2020-01-21

Comment citer

Vasconcelos (Brasil), M. C. C. (2020). Escritas femininas na casa oitocentista: memórias sobre o diário da Viscondessa de Arcozelo. Revista História Da Educação, 24, e97649. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/97649

Numéro

Rubrique

Dossiê "História da Educação: Sensibilidades, patrimônio e cultura escrita"