Escritas femininas na casa oitocentista: memórias sobre o diário da Viscondessa de Arcozelo

Autores/as

Palabras clave:

Escritas femininas, Diário de Lembranças, Viscondessa de Arcozelo, Casa oitocentista, Espaços domésticos.

Resumen

O estudo tem como objetivo analisar o Diário de Lembranças da viscondessa de Arcozelo, buscando recompor os cenários onde ela realizava suas escritas pessoais. Em um plano específico, verifica-se como geria suas propriedades e seus pertences, além do que era esperado de uma mulher que foi educada para ser boa esposa e mãe. No que tange a aspectos metodológicos, são acessados dois tipos de fontes entrecruzadas: os registros anotados no Diário e as informações obtidas por meio de periódicos da época. Conclui-se que a casa oitocentista era o cenário da escrita, em seus aposentos mais herméticos, mantendo a representação do que era apropriado e permitido ao gênero feminino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Celi Chaves Vasconcelos (Brasil), Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Minho. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped). Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Bolsista do Programa Prociência (Uerj). Cientista do Nosso Estado/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Presidente da Câmara Conjunta de Educação Profissional e Superior e Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro (CEE/RJ). Pesquisadora na área de História da Educação e Políticas Educacionais, com ênfase na educação doméstica no Brasil oitocentista e criação/consolidação dos sistemas educacionais, além da educação na casa (homeschooling) e suas implicações na atualidade. Líder do Grupo de Pesquisa "História e memória das políticas educacionais no território fluminense" - Uerj/CNPq. Autora de livros, capítulos e artigos científicos; e organizadora de coletâneas resultantes de trabalhos de pesquisa.

Publicado

2020-01-21

Cómo citar

Vasconcelos (Brasil), M. C. C. (2020). Escritas femininas na casa oitocentista: memórias sobre o diário da Viscondessa de Arcozelo. Revista História Da Educação, 24, e97649. Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/97649

Número

Sección

Dossiê "História da Educação: Sensibilidades, patrimônio e cultura escrita"