Argamassa modificada com polímeros PVAc e SAE para fixação da alvenaria de vedação à estrutura de concreto
avaliação da flexibilidade
Palavras-chave:
SAE, PVAc, Polímeros, Flexibilidade, Argamassa industrializadaResumo
O desenvolvimento tecnológico dos materiais convencionais é considerado uma inovação quando melhora o desempenho. Este artigo examina a modificação da argamassa de assentamento com polímeros para aprimorar suas propriedades. O estudo avalia argamassas industrializadas modificadas com copolímeros estireno-acrílico e poliacetato de vinila. A metodologia envolveu um estudo experimental de cinco traços de argamassa: referência, adição de 4% e substituição de 4% de estireno-acrílico, adição de 5% de poliacetato de vinila e substituição de 8% de estireno-acrílico. Ensaios foram realizados nos estados fresco e endurecido, além de análise por microscopia eletrônica de varredura. O traço BA - substituição apresentou o maior ganho de resistência à tração e à compressão, além da maior deformação transversal, indicando maior flexibilidade. Conclui-se que as argamassas com adição e substituição do copolímero estireno-acrílico apresentaram os melhores resultados, indicando o aumento da flexibilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621