Argamassa modificada com polímeros PVAc e SAE para fixação da alvenaria de vedação à estrutura de concreto

avaliação da flexibilidade

Autores

  • Paula Gabriele Vieira Pedrosa Universidade de Pernambuco
  • Alberto Casado Lordsleem Júnior Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

SAE, PVAc, Polímeros, Flexibilidade, Argamassa industrializada

Resumo

O desenvolvimento tecnológico dos materiais convencionais é considerado uma inovação quando melhora o desempenho. Este artigo examina a modificação da argamassa de assentamento com polímeros para aprimorar suas propriedades. O estudo avalia argamassas industrializadas modificadas com copolímeros estireno-acrílico e poliacetato de vinila. A metodologia envolveu um estudo experimental de cinco traços de argamassa: referência, adição de 4% e substituição de 4% de estireno-acrílico, adição de 5% de poliacetato de vinila e substituição de 8% de estireno-acrílico. Ensaios foram realizados nos estados fresco e endurecido, além de análise por microscopia eletrônica de varredura. O traço BA - substituição apresentou o maior ganho de resistência à tração e à compressão, além da maior deformação transversal, indicando maior flexibilidade. Conclui-se que as argamassas com adição e substituição do copolímero estireno-acrílico apresentaram os melhores resultados, indicando o aumento da flexibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Casado Lordsleem Júnior, Universidade de Pernambuco

Graduação em Engenharia Civil pela UFPE (1994); Mestrado (1997), Doutorado (2002) e Pós-Doutorado (2010) em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da USP; Livre-Docência pela Universidade de Pernambuco (2012). Gerente de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Escola Politécnica da UPE (2007-2010). Atualmente é professor associado; coordenador setorial de extensão e cultura; docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC), docente de cursos de especialização e coordenador do MBA em Tecnologia e Gestão da Construção de Edifícios da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. Coordenador do POLITECH - Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia e Gestão da Construção de Edifícios. Assessor técnico de empresas e entidades setoriais da construção civil. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Gestão da Construção, Desempenho e Inovação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, inovações tecnológicas, racionalização construtiva, desempenho, projeto para produção, vedações verticais, sistemas de gestão da construção, produtividade e recuperação de patologias.

Downloads

Publicado

30.11.2024

Como Citar

PEDROSA, P. G. V.; LORDSLEEM JÚNIOR, A. C. Argamassa modificada com polímeros PVAc e SAE para fixação da alvenaria de vedação à estrutura de concreto: avaliação da flexibilidade. Ambiente Construído, [S. l.], v. 24, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/132047. Acesso em: 29 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)