Comparação dos métodos simplificado e de simulação propostos no novo regulamento brasileiro de etiquetagem de edificações públicas

Autores

Palavras-chave:

Eficiência Energética, INI-C, RTQ-C, EnergyPlus, DesignBuilder

Resumo

Em 2018, houve Consulta Pública da Instrução Normativa INMETRO para Classe de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas (INI-C), para substituição do Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações (RTQ-C). O objetivo deste artigo foi comparar os resultados obtidos pela aplicação dos métodos simplificado e de simulação da INI-C, em um Pavilhão do Exército Brasileiro. Foram avaliados dois programas de simulação (DesignBuilder e EnergyPlus), três tipos de modelagem de cobertura (conforme projeto, modelada como material equivalente de mesmas propriedades térmicas de projeto, e adiabática), dois tipos de arquivos climáticos (“SWERA” e “INMET 2016”), e dois tipos de objetos para modelagem do sistema de condicionamento de ar da edificação (“PTAC” e “IdealLoads”), perfazendo 52 cenários, que foram comparados entre si. Em todos os cenários, obteve-se ENCE Geral de Projeto classe “A”, porém com diferenças de consumos energéticos. Concluiu-se que os resultados obtidos por ambos os métodos da INI-C são compatíveis, ainda mais quando se utiliza arquivo climático “SWERA”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Breno Pontes Pimentel, Exército Brasileiro; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil.

Mestrando em Eficiência Energética de Edificações na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) no biênio 2019-2020. Engenheiro  de Fortificação e Construção no Exército Brasileiro. 

Arthur Santos Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Andréa Teresa Riccio Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professora Associada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Marcelo de Miranda Reis, Instituto Militar de Engenharia(IME)

Professor do Instituto Militar de Engenharia

Publicado

2021-08-09

Como Citar

PIMENTEL, B. P.; SILVA, A. S.; BARBOSA, A. T. R.; REIS, M. de M. Comparação dos métodos simplificado e de simulação propostos no novo regulamento brasileiro de etiquetagem de edificações públicas. Ambiente Construído, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 179–200, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/107850. Acesso em: 17 mai. 2025.

Edição

Secção

Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)