Análise de sensibilidade global dos parâmetros termofísicos de uma edificação residencial de acordo com o método de simulação do RTQ-R

Autores

  • Arthur Santos Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Enedir Ghisi Universidade Federal de Santa Catarina.

Palavras-chave:

análise de sensibilidade global, simulação computacional, RTQ-R, desempenho térmico, eficiência energética, edificação residencial

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a sensibilidade global de parâmetros termofísicos considerados no Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais (RTQ-R). Um estudo de caso de uma habitação em Florianópolis, SC, foi realizado por meio de simulação computacional no EnergyPlus com o arquivo climático TRY. Foram definidos 15 parâmetros utilizados no RTQ-R, variados por meio de amostragem com o Hipercubo Latino e geraram-se 500 simulações aleatórias. As variáveis dependentes são os graus-hora de resfriamento, consumo relativo com aquecimento e com refrigeração. Para a análise de sensibilidade foram utilizados os métodos dos Coeficientes de Regressão Padronizados e Coeficientes de Correlação Parcial. Foram feitas análises de variabilidade e comparação de simulações individuais. Os resultados mostraram que os parâmetros mais influentes diferem para cada variável dependente, o que dificulta a proposta de soluções de desempenho que atendam às condições de verão e inverno simultaneamente. A absortância solar e a emissividade da cobertura foram os parâmetros mais influentes em geral. O trabalho contribuiu para a identificação quantitativa dos parâmetros mais influentes no desempenho da edificação, o que pode auxiliar nos processos de otimização e na proposta de níveis de classificação de desempenho em certificações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Santos Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Engenharia Civil. Conforto Ambiental e Energia. Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Engenharia Civil.

Enedir Ghisi, Universidade Federal de Santa Catarina.

PhD, professor do departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

19.08.2013

Como Citar

SILVA, A. S.; GHISI, E. Análise de sensibilidade global dos parâmetros termofísicos de uma edificação residencial de acordo com o método de simulação do RTQ-R. Ambiente Construído, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 135–148, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/38813. Acesso em: 18 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>