Avaliação do uso de resíduo de serragem de pedra Cariri (RSPC) para produção de concretos convencionais
Palavras-chave:
Aproveitamento de resíduos, Materiais de Construção, Construção CivilResumo
No estado do Ceará, na região do Cariri, um minério calcário laminado, comercialmente conhecido como pedra Cariri, é muito explorado. Os processos de exploração e beneficiamento desse minério são causas da geração de resíduos. Um dos tipos de resíduo gerado é o decorrente da serragem de pedra Cariri, denominado de resíduo de serragem de pedra Cariri (RSPC). Nesta pesquisa, avalia-se a viabilidade do uso de RSPC como substituição parcial do cimento na produção de concretos convencionais. Foram determinadas as características químicas e físicas do RSPC. A influência foi avaliada através das propriedades mecânicas (resistência à compressão axial e diametral) e parâmetros de durabilidade (absorção por imersão e por sucção capilar). Foram produzidos 9 traços, variando a relação a/c (0,45; 0,55; 0,65) e os teores de substituição (0%, 10% e 20%) do cimento. Os resultados demonstram que a utilização de RSPC no concreto proporcionou uma redução nas resistências à compressão e à tração por compressão diametral. Entretanto, em relação aos parâmetros de durabilidade, os concretos com RSPC apresentaram comportamento compatível com os concretos de referência. De um modo geral, do ponto de vista técnico, o RSPC não proporcionou resultados satisfatórios para aplicação em concreto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621