Efeito da combinação de aditivos surfactantes em fibrocimento extrudado reforçado com fibras de sisal in natura
Palavras-chave:
Matriz cimentícia. Fibra lignocelulósica. Compósito de cimento. Estado endurecidoResumo
A incompatibilidade entre as fibras de sisal e a matriz cimentícia pode representar um desafio na produção do fibrocimento. Para contornar esta situação, a combinação de aditivos pode ser utilizada para melhorar a interação entre a fibra e a matriz, promovendo uma adesão mais eficaz e melhorando as propriedades do fibrocimento. O objetivo deste trabalho foi produzir fibrocimento composto por 97% de cimento Portland CPV e calcário agrícola moído, 3% de fibras de sisal in natura, além de 1% de modificador de viscosidade e 1% de aditivo redutor de água, sendo as amostras identificadas como MV-RT_RA2, e, devido à adição de 0,8% de incorporador de ar (MV-RT_RA2_IA), e à adição de 0,6% de redutor de água à base de lignosulfonato (MV-RTRA2_RA1). Os resultados indicaram que a amostra MV-RT_RA2_IA apresentou o maior valor de porosidade, atingindo 21%. Quanto aos módulos de ruptura e de elasticidade, os maiores valores foram encontrados na amostra MV-RT_RA2_RA1, com médias de 14,4 MPa e 7,8 MPa, respectivamente. Todas as amostras apresentam poros e fissuras após a fratura da matriz de cimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621