Uso sustentável da Erythrina poeppigiana em compensado com adesivo sem formaldeído

análise ambiental e energética

Autores

Palavras-chave:

adesivo PU mamona, ACVe e ACVCO2, desempenho ambiental, propriedades físicas e químicas.

Resumo

Analisou-se a viabilidade técnica e ambiental da Erythrina poeppigiana para produzir compensados com os adesivos: fenol-formaldeído (FF); uréia-formaldeído (UF) e poliuretano à base de mamona (PU). Avaliou-se as propriedades física e mecânica: densidade aparente, teor de umidade, absorção de água, inchamento em espessura, resistência ao cisalhamento e flexão estática. Os testes apontaram a viabilidade da eritrina para produção de compensados não estruturais. A avaliação ambiental, através dos indicadores, quantificação da energia embutida e emissão de CO2e, demonstrou que os pain compensado produzido com adesivo PU teve melhor desempenho que os painéis com FF e UF. O tratamento T1 (FF) apresentou maior energia embutida, o T2 (UF) a maior emissão de CO2e. A viabilidade técnica e ambiental da eritrina para produzir compensados pode promover o desenvolvimento socioeconômico regional, ambientalmente sustentável, com vantagens em relação aos compensados estrangeiros, bem como ao desempenho ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Adolfo de Almeida Neto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Engenharia Agrícola (1985), especialização em Engenharia de Água e Solos (1987) e mestrado em Engenharia Agrícola (1992) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Kassel, Alemanha (2006), reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP) como Doutor em Energia (2009). Atualmente é professor titular do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Estadual de Santa Cruz, atuando como docente na graduação do curso de agronomia e geografia e como docente e coordenador na pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Desde o doutorado realiza pesquisas em Avaliação de Impactos Ambientais e Gestão do Ciclo de Vida, especificamente em biocombustíveis, balanço energético, análise de inventário do ciclo de vida, avaliação do impacto do ciclo de vida , pegada de carbono, e suas aplicações em Ecologia Industrial e Produção Limpa em sistemas agropecuários, florestais e agroindustriais. Membro das Rede nacional de pesquisa em Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida (RAICV)(2014-), da Rede Ibero Americana de Ciclo de Vida (RICV) (2016-20) e Membro suplente do Comitê Gestor do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (PBACV) (2017-).

Ricardo Gabriel de Almeida Mesquita, Universidade Federal do Sul da Bahia

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2010), mestrado em Ciência e Tecnologia da Madeira pela Universidade Federal de Lavras (2013) e doutorado em Ciência e Tecnologia da Madeira pela Universidade Federal de Lavras e Universidade de Copenhague (2017). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia. Área de atuação em ciência e tecnologia da madeira/Produtos Florestais.

Daniel Piotto, Universidade Federal do Sul da Bahia

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual Paulista (1998), mestrado em Manejo e Conservação de Florestas Tropicais pelo Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseanza (2001, Costa Rica), mestrado em Silvicultura pela Yale School of Forestry and Environmental Studies (2006, EUA) e doutorado pela Yale University, Graduate School of Arts and Sciences (2011, EUA). Experiência na área de ecologia, manejo e restauração florestal, inventário, reflorestamento com espécies nativas, botânica tropical e dendrologia. Professor da Universidade Federal do Sul da Bahia e decano do Centro de Formação em Ciências Agroflorestais. Professor permanente do PPG Biossistemas (UFSB) e do PPG Ecologia e Conservação da Biodiversidade (UESC)

Mara Lúcia Agostini Valle, Universidade Federal do Sul da Bahia

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2007), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e doutorado em Ciência e Tecnologia da Madeira pela Universidade Federal de Lavras (2014). Professora na Universidade Federal do Acre de 2012 a 2015. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia, foi relatora do PPC do curso de Engenharia Florestal e coordenadora do curso entre 2017 e 2019. Docente permanente do programa de Pós graduação em Biossistemas da UFSB. Foi Coordenadora de Projetos e Programas Especiais junto à DPCI/PROGEAC de 02/2017 à 08/2018. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

José Benedito Guimarães Júnior, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2007). Concluiu o mestrado em 2008 e o doutorado em 2010, ambos em Ciência e Tecnologia da Madeira, pela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais. Foi professor de Tecnologia da Madeira na Universidade Federal do Piauí entre 2009 a 2012 e da Universidade Federal de Goiás de 2012 a 2016. Atualmente é professor da Universidade Federal de Lavras.

Lourival Marin Mendes

Lourival Marin Mendes é Engenheiro Florestal formado pela ESAL (hoje UFLA), Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa e Doutor em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná. É professor da Universidade Federal de Lavras desde 1994, ministrando disciplinas na graduação e pós-graduação do Departamento de Ciências Florestais, na área de Ciência e tecnologia da Madeira e Engenharia de Biomateriais. Atua também na coordenação de projetos de pesquisa e de extensão. Tem uma grande experiência na gestão de recursos públicos e privados e atividades da Administração Pública. Atualmente já ocupou e ocupa vários cargos administrativos e científicos em diferentes instituições: Coordenador do curso de graduação em Engenharia Florestal da UFLA (2002 a 2004); Coordenador da UEPAM ? Unidade Experimental de Painéis de Madeira do DCF/UFLA (a partir de 2004), que atualmente se tornou o COMPLEXO BIOMAT (formado pela UEPAM, Laboratório de Mecânica de Materiais, Laboratório de Compósitos Lignocelulósicos, Laboratório de Nanotecnologia Vegetal e Laboratório de Aromas e Sabores Vegetais); Chefe do Departamento de Ciências Florestais da UFLA (2004 a 2012); Membro do colegiado do curso graduação em Engenharia Florestal da UFLA (2004 a 2008); (Conselheiro do CEPE ? Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFLA (2002 a 2004); Conselheiro do CUNI ? Conselho Universitário da UFLA (2004 a 2012); Membro do colegiado do programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira da UFLA (2006 a 2008); Idealizador, criador, Coordenador Pró tempore e primeiro Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Biomateriais (2013 a 2016); Assessor do Reitor para Assuntos Administrativos (2012 a 2015) e Presidente do Conselho Deliberativo das Fundações de Apoio à UFLA - FAEPE/FUNDECC ( 2012 a 2014); Presidente da Comissão Permanente de Licitação da UFLA (2012 a 2015); Diretor Executivo da FAEPE (2015); Membro da Câmara de Agricultura (CAG) da FAPEMIG (2014 a 2016). Autor e Co-autor de Capítulos do Livro PAINÉIS DE MADEIRA RECONSTITUÍDA, sendo o único disponível na língua portuguesa. Tem experiência na área de Biomateriais, com ênfase em compósitos lignocelulósicos, compósitos plástico-madeira, nanofibras, nanocompósitos, compósitos minerais com reforço com fibras vegetais, fibrocimento, polímeros, compósitos de madeira e desenvolvimento de materiais de fonte renovável.

Publicado

21.06.2024

Como Citar

BERTI SANJUAN FARIAS, L.; ALMEIDA NETO, J. A. de; MESQUITA, R. G. de A.; PIOTTO, D.; VALLE, M. L. A.; GUIMARÃES JÚNIOR, J. B.; MENDES, L. M. Uso sustentável da Erythrina poeppigiana em compensado com adesivo sem formaldeído: análise ambiental e energética. Ambiente Construído, [S. l.], v. 24, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/132136. Acesso em: 11 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)