Uso sustentável da Erythrina poeppigiana em compensado com adesivo sem formaldeído
análise ambiental e energética
Palavras-chave:
adesivo PU mamona, ACVe e ACVCO2, desempenho ambiental, propriedades físicas e químicas.Resumo
Analisou-se a viabilidade técnica e ambiental da Erythrina poeppigiana para produzir compensados com os adesivos: fenol-formaldeído (FF); uréia-formaldeído (UF) e poliuretano à base de mamona (PU). Avaliou-se as propriedades física e mecânica: densidade aparente, teor de umidade, absorção de água, inchamento em espessura, resistência ao cisalhamento e flexão estática. Os testes apontaram a viabilidade da eritrina para produção de compensados não estruturais. A avaliação ambiental, através dos indicadores, quantificação da energia embutida e emissão de CO2e, demonstrou que os pain compensado produzido com adesivo PU teve melhor desempenho que os painéis com FF e UF. O tratamento T1 (FF) apresentou maior energia embutida, o T2 (UF) a maior emissão de CO2e. A viabilidade técnica e ambiental da eritrina para produzir compensados pode promover o desenvolvimento socioeconômico regional, ambientalmente sustentável, com vantagens em relação aos compensados estrangeiros, bem como ao desempenho ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621