Desempenho ao ruído de impacto de laje nervurada pré-fabricada com vigotas protendidas com pisos laminados de madeira
Palavras-chave:
Architectural acoustics, Sound insulation, Building performanceResumo
Esta pesquisa tem como objetivo discutir e determinar valores de desempenho acústico para ruído de impacto (L'nTw), para 39 composições de sistemas de pisos, com diferentes materiais resilientes e acabamento de pisos laminados de madeira, a metodologia organiza-se conforme a ISO 16283-2, ISO 717-2 e NBR 15575-3 para classificação. Os resultados obtidos demonstram que a laje pré-fabricada nervurada com vigotas protendidas e tavelas cerâmicas e o sistema de laje e contrapiso não atingem os requisitos mínimos de isolamento acústico, com valores de 91 e 84 dB respectivamente. Dentre as outras 37 amostras, vale ressaltar que pisos laminados de madeira com melhor resistência à abrasão são mais eficientes em relação ao desempenho acústico, com valores de isolamento de ruído de impacto variando de 60 a 62 dB, devido sua densidade superficial. Nas amostras que usam materiais resilientes, os valores de desempenho variam de 55 a 46 dB.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621