Avaliação da condutividade hidráulica de misturas solo-resíduo visando utilização em barreiras impermeáveis de aterros sanitários
Palavras-chave:
Engenharia Civil, Sustentabilidade, ResíduosResumo
A incorporação de resíduos ao solo tornou-se uma solução economicamente viável e sustentável na engenharia geotécnica, uma vez que muitos rejeitos industriais quando associados a outros materiais, se demonstram capazes de sanar propriedades requeridas em projetos. Esta pesquisa objetivou formar misturas de solo incorporadas com dois tipos diferentes de resíduos com a finalidade de empregá-las em camadas impermeáveis (liners) de aterros sanitários. Desenvolveram-se 6 misturas de solo-resíduo, onde foi variado o teor de resíduo e a energia de compactação, sendo elas normal (NOR) e modificada (MOD). As misturas formuladas foram: 0R-NOR, 10LC-NOR, 10GA-NOR, 0R-MOD, 10LC-MOD e 10GA, onde 10LC significa adição de 10% de lama de cal e 10GA significa adição de 10% de gesso agrícola, ambas as adições em relação à massa seca de solo. As misturas foram submetidas ao ensaio de permeabilidade de carga variável para verificá-las quanto aos padrões requeridos para liners. Tanto a energia de compactação quanto a adição do resíduo foram capazes de reduzir a permeabilidade do solo, entretanto, a porcentagem de material adicionada à mistura não foi suficiente para atingir valores menores que E-07 cm/s.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621