Ecoeficiência de concretos autoadensáveis com resíduo de louça sanitária

Autores

Palavras-chave:

Avaliação do ciclo de Vida (ACV), Energia incorporada, Emissões de dióxido de carbono, Concreto sustentável, Concreto autoadensável

Resumo

O resíduo de louça sanitária (RLS) é alvitrado como uma alternativa ecologicamente ambiental, em substituição aos agregados finos e pedriscos, empregados na produção de concretos autoadensáveis (CAA). A eficiência ambiental nos ciclos de vida energético e das emissões de dióxido de carbono de CAA com diferentes misturas de RLS, foram comparadas com o concreto autoadensável sem RLS (CAA_REF). A Análise do Ciclo de Vida (ACV) evidenciou que a substituição de agregados de RLS em CAA_REF, pode gerar uma redução absoluta de aproximadamente 34,70 MJ/m³ e 2,07 kg de CO2/m³, respectivamente, o que corresponde a reduções de 1,5% e 0,5%. Verificou-se ainda que o uso de um indicador de ecoeficiência do comportamento ambiental em relação ao parâmetro resistência mecânica à compressão, pode contribuir e ser adequado em projetos de dosagens de CAA. Assim, observou-se que o uso de RLS, pode colaborar para a sustentabilidade ambiental, reduzindo a disposição inadequada dos RLS no meio ambiente e implementado um reuso adequado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Régis Marciano de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Pouso Alegre - MG

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Veiga de Almeida - UVA/RJ(2014), especialização em Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS/MG (2016), especialização em Engenharia de Estruturas e Construção Civil pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR/MG (2018), especialização em Engenharia de Patologia das Construções pela Faculdade Unyleya - UNYLEYA/DF (2019), especialização em Automação e Controle de Processos Agrícolas e Industriais pela Universidade Federal de Viçosa -UFV/MG (2020), mestrado em Engenharia de Sistemas e Automação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA/MG (2018) e Doutorando em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras - UFLA/MG. Atualmente é professor efetivo, dos cursos de Engenharia Civil e Técnico em Edificações, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Pouso Alegre - MG. Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Mecânica das estruturas, Mecânica computacional, Simulações numéricas, Modelagem fuzzy e neuro-fuzzy adaptativa, Sustentabilidade ambiental das construções, Hidráulica aplicada, Geomática, Durabilidade e Patologia das construções.

http://lattes.cnpq.br/7649734521943172

Yuri Vilas Boas Ortigara, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Pouso Alegre/MG

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Nove de Julho (2014) e mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é doutorando em engenharia civil na Universidade Estadual de Campinas. É professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus Pouso Alegre ministrando aulas nos cursos de Engenharia Civil, técnico subsequente em edificações e técnico integrado em edificações. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil e Geociências, com ênfase em sistemas e técnicas construtivas, materiais de construção, cartografia, projetos históricos.

http://lattes.cnpq.br/9741767359602462

Carlos Eduardo Marmorato Gomes, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Professor Livre-Docente da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp - possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1995), graduação em Administração de Empresas pela Associação de Escolas Reunidas (1993), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais - Instituto de Física de São Carlos (2005), pós-doutorado-I em Materiais de Construção - FZEA/USP, pós-doutorado-II em sistema construtivo LSF - IAU/USP. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais, Componentes de Construção e Light Steel Frame, atuando principalmente nos seguintes temas: compósitos, fibrocimento, geotêxteis, argamassas especiais, polímeros, pozolanas e concretos especiais.

http://lattes.cnpq.br/0904370996702798

Ricardo Rodrigues Magalhães, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2000), mestrado em Mecatrônica pela Universidade Federal da Bahia (2008) e doutorado em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Lavras e coordenador de programa de pós-graduação da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Desenvolvimento de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: finite element method, tensoes residuais, extensometria, cargas e numerical analysis.

http://lattes.cnpq.br/9749306003740161

Patricia Stella Pucharelli Fontanini, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Atualmente é Professora Associada I (MS 5), dedicação exclusiva na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Obteve graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/1998), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/2004) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/2009). Experiência em docência universitária desde 2009, e experiência profissional desde 2001, nas áreas de consultoria de implantação de sistemas de planejamento, gestão da qualidade e meio ambiente industrial. Atuou como professora e pesquisadora na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMPINAS) de 2009 à 2016. É Coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Tecnologia de Sistemas e Processos Construtivos pela ANTAC desde 2016, é Coordenadora do Laboratório de Tecnologia de Sistemas e Processos Construtivos da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp (LABTEC/ FECFAU/UNICAMP), foi representante da Faculdade de Engenharia Civil junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo - CREASP (Gestão 2017-2019). Também é avaliadora de Instituições de Ensino ligadas a área da Engenharia Civil pelo Conselho Estadual da Educação (CEE). É coordenadora e líder do Grupo de Pesquisa junto ao CNPq - LABTEC - Laboratório de Tecnologias de Sistemas e Processos Construtivos para a Construção Civil. É avaliadora do IBRACON, ENTAC, TECSIC e SIBRAGEC, revisora da revista Ambiente Construído, Revista Eletrônica da Engenharia Civil, Gestão & Produção, dentre outras. Também é avaliadora dos projetos de pesquisa da FAPESP. É chefe do Departamento de Arquitetura e Construção (DAC) da FECFAU da UNICAMP desde 2019. Orienta alunos de PIBIC-EM, iniciação científica e TCCs, mestrados e doutorados ligados à área de pesquisa. Também atua como PERITA JUDICIAL e Assistente técnica. Seus interesses atuais incluem estudos da aplicação de ferramentas de Simulação de fluxos de materiais e informação em obra e, na cadeia produtiva da construção; gestão da cadeia de fornecedores no setor da construção civil, integração e colaboração de cadeias de suprimentos; sistemas de planejamento e controle da produção, inovação e técnicas inovadoras para a construção civil. Participa como assessora para o Ministério de Desenvolvimento Regional desde 2016 (SINAT/ DATECs e FADs).

http://lattes.cnpq.br/9226709364300458

 

Alessandro Torres Campos, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Alessandro Torres Campos possui Doutorado em Energia na Agricultura pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2001), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1997) e Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (1995). É Professor Titular do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Lavras. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2010 e já foi contemplado pelo Programa Pesquisador Mineiro - PPM/FAPEMIG. Ingressou na carreira como professor na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, em 2000. Foi Professor na UFVJM, em Diamantina, MG, de 2005 a 2009, quando ingressou na UFLA. Foi Chefe de Departamento (UFVJM), Pró-Reitor Adjunto de Graduação (UFVJM), Diretor de Estações Experimentais (UNIOESTE), Coordenador do Setor de Construções Rurais do Departamento de Engenharia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFLA. É Líder do Grupo de Pesquisa em Construções e Ambiência em Biossistemas (COAMBI). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Construções Rurais e Ambiência, atuando principalmente nos seguintes temas: construções rurais, ambiência, conforto térmico, tratamento e reaproveitamento de resíduos, bem-estar animal, biodigestores e sustentabilidade de biossistemas.

http://lattes.cnpq.br/0738617483646999

Downloads

Publicado

14.06.2024

Como Citar

SOUZA, R. M. de; ORTIGARA, Y. V. B. .; GOMES, C. E. M.; MAGALHÃES, R. R. .; FONTANINI, P. S. P. .; CAMPOS, A. T. . Ecoeficiência de concretos autoadensáveis com resíduo de louça sanitária. Ambiente Construído, [S. l.], v. 24, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/128733. Acesso em: 27 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)