O projeto da habitação de interesse social e a sustentabilidade social

Autores/as

  • Antônio Tarcísio da Luz Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Cristina Dias Lay Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

projeto da habitação, habitação de interesse social, sustentabilidade social

Resumen

O objetivo deste artigo é reforçar a importância da sustentabilidade social para o projeto da habitação de interesse social e apontar recomendações projetuais que possuam o potencial de qualificar a habitação de interesse social, com base em investigações realizadas. A qualidade das soluções arquitetônicas envolvendo os aspectos estéticos e funcionais do projeto da habitação social determina a eficiência com que o projeto responde às necessidades de seus usuários.  Projetos habitacionais para a população de baixa renda da região metropolitana de Porto Alegre são utilizados como objeto de estudo.  A análise dos dados obtidos através de questionários, entrevistas, observações de comportamento e traços físicos e levantamentos físicos, possibilita a produção da informação necessária.  Os resultados revelam a importância da consideração dos aspectos físico-espaciais para a qualidade e conseqüente sustentabilidade do projeto da habitação de interesse social.  Por exemplo, as relações entre as edificações e os espaços abertos tende a afetar o uso e adequação de tais espaços e, logo, a existência de um ambiente residencial socialmente sustentável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antônio Tarcísio da Luz Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Maria Cristina Dias Lay, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), Especialização em Housing Studies no Centre for Architectural Development Overseas - University of Newcastle Upon Tyne (1987), doutorado em Arquitetura Post Graduate Research School - Oxford Brookes University (1992) e Pós-doutorado na Faculty of Architecture- University of Sydney. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, consultor adhoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, - Ambiente Construído (Online) , membro de comitê assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul e consultor adhoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Estudos da Habitação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho urbano, habitação social, avaliação de desempenho de espaços abertos, avaliação pós-ocupação. Foi Coordenadora do Programa de Pòs-Graduação em Planejamento Urbano e Regional durante o período de 2003-2007. Exerce atualmente o cargo de Diretora da Faculdade de Arquitetura da UFRGS.

Publicado

18.08.2010

Cómo citar

REIS, A. T. da L.; LAY, M. C. D. O projeto da habitação de interesse social e a sustentabilidade social. Ambiente Construído, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 99–119, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/12816. Acesso em: 11 may. 2025.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

> >> 

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.