Análise do desenvolvimento de competências gerenciais na construção civil através do modelo da Aprendizagem Baseada em Problemas adaptado ao contexto organizacional

Autores/as

  • Vitor William Batista Martins Universidade Federal do Pará / Mestrando
  • Renato Martins das Neves Universidade Federal do Pará/Professor
  • Alcebíades Negrão Macêdo Universidade Federal do Pará/Professor

Palabras clave:

Desenvolvimento de Competências, Aprendizagem Baseada em Problemas, Gestores de obra.

Resumen

As mudanças no cenário da engenharia civil e consequentemente da gestão da produção das obras exigem um engenheiro com perfil diferente, resultando na necessidade novas competências, relacionadas a inovação, foco no cliente, planejamento e controle, sistemas de gestão da qualidade, sustentabilidade e uma visão humanista. O objetivo principal deste artigo é identificar as competências desenvolvidas em uma empresa construtora com o processo de implantação da Aprendizagem Baseada em Problemas adaptado ao contexto organizacional. A estratégia de pesquisa adotada foi a pesquisa-ação, na qual a equipe de pesquisa atua com profissionais para melhorar a forma como estes entendem e resolvem problemas. Os resultados alcançados envolveram o desenvolvimento de competências relacionadas ao contexto organizacional, à aprendizagem individual, coletiva e organizacional, apontando problemas e possíveis soluções de gestão na empresa. Através do desenvolvimento de competências gerenciais, foi estimulada uma visão humanística, sustentável, com foco no cliente, além de um melhor sistema de gestão da qualidade. Identificaram-se problemas no sistema de gestão organizacional, ficando evidente a necessidade da criação de um ambiente propício para troca de informações entre diferentes setores da empresa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

12.01.2014

Cómo citar

MARTINS, V. W. B.; NEVES, R. M. das; MACÊDO, A. N. Análise do desenvolvimento de competências gerenciais na construção civil através do modelo da Aprendizagem Baseada em Problemas adaptado ao contexto organizacional. Ambiente Construído, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 155–175, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/37641. Acesso em: 29 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a