Análise da qualidade de vida urbana sob a ótica dos espaços públicos de lazer
Palabras clave:
Espaços públicos de lazer, Planejamento urbano, Qualidade urbanaResumen
Este trabalho analisa a qualidade de vida urbana através de um estudo de caso na cidade de Passo Fundo, RS, sob a ótica dos espaços públicos destinados ao lazer. Classifica os espaços conforme as tipologias encontradas na cidade (parques, praças, largos e terreiros) e investiga seu quadro evolutivo ao longo dos anos. Analisa a quantidade desses espaços juntamente com a sua infra-estrutura, equipamentos, mobiliário urbano e estado de conservação e manutenção, além de fazer um contraponto com a distribuição espacial e a densidade populacional. Faz-se uma reflexão sobre o planejamento urbano, investigando em que medida os espaços públicos de lazer podem desempenhar funções de qualificação ambiental e urbanística da cidade enquanto elementos de planejamento e desenho urbano. A qualidade urbana se reflete nos espaços públicos de lazer existentes em uma cidade, tanto em nível quantitativo como qualitativo, isto é, não é suficiente apenas quantificá-los, mas se deve também fazer uma análise mais detalhada sobre a qualidade desses espaços e o atendimento aos habitantes de maneira igualitária. A inserção ou a otimização desses espaços na malha urbana representam um desafio importante, seja pelas transformações nas demandas sociais, como também pelos limites legais do poder público e pelas forças do mercado imobiliário. Assim, o crescimento desordenado das cidades e as políticas de gerenciamento, que nem sempre contemplam o interesse coletivo, criam reflexos na distribuição, tipologia e manutenção dos espaços públicos de lazer, favorecendo apenas parte da população.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de derechos de autor/a
Derechos autorales
Los autores que publican en Ambiente Construído aceptan los términos:
- Los autores otorgan a la Revista el derecho de publicar bajo la Licencia de Atribución Creative Commons (CC BY 4.0), permitiendo el acceso, impresión, lectura, distribución, adaptación y desarrollo de otras investigaciones, si se reconoce la autoría.
- Se autoriza a los autores a distribuir el trabajo publicado en la Revista, como repositorios institucionales, o a incluir su artículo como parte de la tesis y/o disertación, siempre y cuando mencionen la referencia de publicación en Ambiente Construído.
- Cualquier persona puede leer, distribuir, imprimir, descargar e indicar la dirección del artículo completo sin autorización previa de la Revista respetando la licencia CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621