Influência da posição dos anéis de crescimento da madeira na determinação de sua resistência ao cisalhamento paralelo às fibras

Autores/as

  • Edson Fernando Castanheira Rodrigues Universidade Federal de São Carlos
  • Victor Almeida De Araújo Professor Substituto do curso de Engenharia Industrial Madeireira da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Itapeva. Engenheiro Industrial Madeireiro., PhD.
  • Felipe Nascimento Arroyo Doutorando em Engenharia Civil do Departamento de Engenharia Civil (Deciv) da Universidade Federal de São Carlos, Estado de São Paulo.
  • João Paulo Boff Almeida Doutorando em Engenharia Civil do Departamento de Engenharia Civil (Deciv) da Universidade Federal de São Carlos, Estado de São Paulo.
  • André Luis Christoforo Departamento de Engenharia Civil (DECiv), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Engenheiro Civil, PhD, Professor Adjunto.
  • Francisco Antonio Rocco Lahr Departamento de Engenharia de Estruturas (SET), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo (USP). Engenheiro Civil, PhD, Professor titular.

Palabras clave:

Resistência ao cisalhamento. Plano longitudinal tangencial. Plano longitudinal Radial. fv0, k/fc0k. Madeiras folhosas.

Resumen

A resistência ao cisalhamento paralelo às fibras (fv0) é de extrema importância no projeto de estruturas de madeira. Logo, devido à falta de informações a respeito de uma possível variação na fv0 de espécies folhosas de acordo com o plano de aplicação de carga em relação a seus anéis de crescimento/raios, este trabalho realizou ensaios para a determinação da fv0 de acordo com a NBR 7190-3 (ABNT, 2022b), variando-se planos de carga. O carregamento foi aplicado no plano longitudinal tangencial (LT) e longitudinal radial (LR) das espécies de caixeta (Simarouba amara) e roxinho (Peltogyne spp.). Por meio da análise de variância (5% de significância), os resultados não apontaram diferença estatística entre os valores da fv0 quando se variou o plano de carga. Portanto, a fv0 dessas espécies pode ser determinada sem que haja risco significativo de minoração de acordo com a disposição dos raios/anéis. Além disso, foi determinada uma relação de fv0,k/fc0,k igual a 0,23 e 0,38 para o roxinho e a caixeta, respectivamente. Assim, esse resultado corrobora a necessidade de se caracterizar a madeira de espécie pouco conhecida quando recebida na obra, de modo a gerar economia e/ou segurança.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edson Fernando Castanheira Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos

Engenheiro Civil pela Universidade de Uberaba. Especialista em estruturas de concreto e fundações pelo IPOG - Uberlândia. Diploma de fluência em língua inglesa pelo CNA idiomas e certificado FCE de Cambridge. Atualmente, Mestrando pela Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

17.03.2023

Cómo citar

RODRIGUES, E. F. C.; DE ARAÚJO, V. A.; ARROYO, F. N.; ALMEIDA, J. P. B.; CHRISTOFORO, A. L.; LAHR, F. A. R. Influência da posição dos anéis de crescimento da madeira na determinação de sua resistência ao cisalhamento paralelo às fibras. Ambiente Construído, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 195–212, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/122855. Acesso em: 27 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

> >>