Environmental comfort concepts awareness

didactic-pedagogical experience in an Itinerant School

Authors

Keywords:

Environmental Comfort, Teaching and learning, Didatic-pedagogical proposal, Itinerant School, Vale do Paraíba

Abstract

A Escola da Cidade é uma instituição que, desde sua criação, busca integrar práticas didático-pedagógicas inovativas no currículo de formação de arquitetos e urbanistas. A Escola Itinerante é uma dessas iniciativas, na qual os estudantes possuem a oportunidade de realizar uma viagem a cada semestre para uma cidade ou região da América Latina. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva compartilhar a experiência didático-pedagógica realizada com alunos do primeiro ano em Escola Itinerante realizada no Vale do Paraíba. Foi desenvolvida uma atividade com foco na sensibilização desses alunos quanto aos conceitos de conforto ambiental, por meio de um caderno para preenchimento de respostas e elaboração de croquis. Optou-se por um instrumento intuitivo com a utilização de ícones e divisão em temáticas que conduzissem aos pontos fundamentais de análise sensorial para a compreensão da qualidade ambiental dos espaços visitados. Os resultados obtidos se demonstraram positivos na sensibilização e na ampliação do repertório técnico desses estudantes. Assim, o caderno pode ser replicado em atividades externas, como viagens e visitas técnicas, de outros cursos de Arquitetura e Urbanismo.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

2025-02-26

How to Cite

COUTINHO, L. de G.; LIMA, E. G.; UZUM , M. dos S. D.; CAVALCANTI, C. K. C. Environmental comfort concepts awareness: didactic-pedagogical experience in an Itinerant School. Ambiente Construído, [S. l.], v. 25, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/138349. Acesso em: 11 may. 2025.

Issue

Section

Special issue: the best papers of ENCAC 2023