Environmental comfort concepts awareness
didactic-pedagogical experience in an Itinerant School
Keywords:
Environmental Comfort, Teaching and learning, Didatic-pedagogical proposal, Itinerant School, Vale do ParaíbaAbstract
A Escola da Cidade é uma instituição que, desde sua criação, busca integrar práticas didático-pedagógicas inovativas no currículo de formação de arquitetos e urbanistas. A Escola Itinerante é uma dessas iniciativas, na qual os estudantes possuem a oportunidade de realizar uma viagem a cada semestre para uma cidade ou região da América Latina. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva compartilhar a experiência didático-pedagógica realizada com alunos do primeiro ano em Escola Itinerante realizada no Vale do Paraíba. Foi desenvolvida uma atividade com foco na sensibilização desses alunos quanto aos conceitos de conforto ambiental, por meio de um caderno para preenchimento de respostas e elaboração de croquis. Optou-se por um instrumento intuitivo com a utilização de ícones e divisão em temáticas que conduzissem aos pontos fundamentais de análise sensorial para a compreensão da qualidade ambiental dos espaços visitados. Os resultados obtidos se demonstraram positivos na sensibilização e na ampliação do repertório técnico desses estudantes. Assim, o caderno pode ser replicado em atividades externas, como viagens e visitas técnicas, de outros cursos de Arquitetura e Urbanismo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Ambiente Construído agree to the terms:
- The authors grant the Journal the right to publish under the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0), allowing access, printing, reading, distribution, adaptation, and development of other research, if the authorship is recognized.
- Authors are authorized to distribute the work published in the Journal, such as institutional repositories, or to include their article as part of the thesis and/or dissertation, as long as they mention the publication reference in Ambiente Construído.
- Anyone can read, distribute, print, download, and indicate the address of the complete article without prior authorization from the Journal respecting the CC BY 4.0 license.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621