Eficiência energética: sistemas de iluminação com LEDs, distribuídos em corrente contínua e utilizando energia fotovoltaica

Autores

  • Carolina Lannes Boquimpani Universidade Federal Fluminense
  • Ana Lúcia Torres Seroa da Motta Universidade Federal Fluminense
  • Osvaldo Luiz de Carvalho Souza Universidade Federal Fluminense
  • Carlos Henriques Ventura do Rosário Oliveira

Palavras-chave:

Engenharia civil. Eficiência energética. Lâmpadas LED. Corrente contínua. Energia Fotovoltaica.

Resumo

O cenário atual é marcado por uma crescente necessidade de energia, esgotamento de recursos naturais e pela necessidade de se aumentar os cuidados com o consumo de energia do setor elétrico. Com o crescimento da demanda por energia, torna-se essencial a obtenção de maior eficiência energética. Para tal é fundamental não somente buscar soluções que produzam energia através de fontes limpas e renováveis, como também mitigar as perdas no sistema elétrico atual. Assim sendo, surge uma proposta de investigar a possibilidade de reestruturar os sistemas de iluminação, utilizando lâmpadas de LED, distribuídos em corrente contínua e abastecidos a partir de energia solar fotovoltaica. O presente artigo se insere nessa linha e apresenta a eficiência gerada pelos sistemas de iluminação constituídos por meio de lâmpadas de LED sem drivers de conversão e energia gerada através de painéis fotovoltaicos. A pesquisa mediu em laboratório as perdas e os ganhos em eficiência dessas lâmpadas de LED. Os resultados experimentais demonstraram ganho na eficiência energética das lâmpadas de LED sem o driver de conversão frente às lâmpadas com drivers. Com o dimensionamento do sistema solar fotovoltaico necessário para o sistema de iluminação, obteve-se o tempo de retorno do investimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Lannes Boquimpani, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2013). Mestranda em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense.

Ana Lúcia Torres Seroa da Motta, Universidade Federal Fluminense

Possui curso em Architecture pela Université Paris I (1975). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980). Mestrado em Environmental Design and Engineering (Projeto e engenharia ambiental) pela Bartlett School of Architecture and Planning - U.C.L. - Londres (1982). Doutorado em Environmental Design and Engineering (Avaliação do desempenho térmico de edificações) pela Bartlett School of Architecture and Planning - U.C.L. - Londres (1985). Pós-doutorado no I.T.T. - Institut für Technologie in den Tropen - Cologne University of Applied Sciences - Engineering Sciences Centre, localizado em Köln-Deutz, Alemanha (1998)

Osvaldo Luiz de Carvalho Souza, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1979). Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1991). Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2002). Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2011)

Carlos Henriques Ventura do Rosário Oliveira

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense (1983). Especialização em serviços de telecomunicações (2002). Mestrado em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2004). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em automação eletrônica de processos elétricos e industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: eficiência energética, automação, eletrônica de potência, transmissão e instalações elétricas. Atua e leciona na área de Gerenciamento de Projetos.

Downloads

Publicado

04.10.2019

Como Citar

BOQUIMPANI, C. L.; MOTTA, A. L. T. S. da; SOUZA, O. L. de C.; OLIVEIRA, C. H. V. do R. Eficiência energética: sistemas de iluminação com LEDs, distribuídos em corrente contínua e utilizando energia fotovoltaica. Ambiente Construído, [S. l.], v. 19, n. 4, p. 303–316, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/88095. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos