Potencial do uso da iluminação natural com dimmers e persianas automatizadas: estudo de edifício de pequeno porte com uso comercial para diferentes orientações em clima tropical

Autores

  • Luciana Oliveira Fernandes IMED
  • Felipe da Silva Duarte Lopes Universidade Estadual de Campinas
  • Daniel Cóstola University of Strathclyde
  • Lucila Chebel Labaki Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Luz natural, Luz artificial, Eficiência energética

Resumo

O aproveitamento da luz diurna minimiza o consumo de energia com iluminação artificial e proporciona maior qualidade visual para seus usuários. Porém, essa estratégia deve ser estudada com cautela para que não resulte em ganhos térmicos excessivos e ofuscamento. Este artigo demonstra o potencial de economia de energia, qualidade visual e térmica de sistemas de iluminação com controle de potência (dimmers) e persianas automatizadas. O estudo se baseia na simulação computacional integrada de um edifício comercial em Campinas. Os programas Daysim e EnergyPlus foram utilizados para estimar: probabilidade de ocorrência de ofuscamento, consumo de energia e ganhos de calor. Comparados a um sistema de iluminação artificial convencional, ligado durante o dia, os sistemas estudados economizaram até 4% de energia. Apesar da modesta contribuição na economia de energia, obteve-se melhor qualidade visual dos espaços, medida através do índice de probabilidade de ocorrência de ofuscamento, o useful daylight index (UDI). Este estudo promove uma discussão acerca da necessidade de se avaliar a eficiência energética de um sistema em conjunto com a qualidade ambiental dos espaços. Ressalta também a importância de se considerar a particularidade de cada caso em função das interações entre o edifício e o meio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06.06.2018

Como Citar

FERNANDES, L. O.; LOPES, F. da S. D.; CÓSTOLA, D.; LABAKI, L. C. Potencial do uso da iluminação natural com dimmers e persianas automatizadas: estudo de edifício de pequeno porte com uso comercial para diferentes orientações em clima tropical. Ambiente Construído, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 217–235, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/73228. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.