Efeitos da incorporação de muros no comportamento da ventilação natural em habitações populares térreas

Autores

Palavras-chave:

Ventilação natural, Habitações térreas, Muro, CFD

Resumo

A ventilação natural é uma importante estratégia de resfriamento passivo das edificações em climas tropicais. Entretanto, o aproveitamento desse recurso pode ser prejudicado por anteparos presentes no entorno das edificações, tais como os muros. Contudo, escassos estudos se dedicaram a quantificar a influência desses elementos no comportamento dos ventos. O objetivo dessa pesquisa foi investigar os efeitos da incorporação de muros nas condições de ventilação natural em habitações populares térreas. Com a utilização de simulações CFD (Computational Fluid Dynamics), foram analisados quatro cenários: (1) edificação sem fechamento do lote; (2) com fechamento parcial; (3) com fechamento total e muro frontal sólido; e (4) com fechamento total e muro frontal vazado. Os resultados indicaram que a incorporação dos muros agravou as condições de ventilação existentes na edificação. O pior cenário para o aproveitamento dos ventos foi o fechamento total do lote com muros sólidos. A substituição de muros frontais sólidos por muros com componentes vazados gerou um incremento de 42% nos valores de velocidade do vento dentro da edificação. Assim, destaca-se que a inclusão de elementos vazados pode aliar a necessidade de delimitação do lote com menores impactos nas condições de ventilação natural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabely Penina Cavalcanti da Costa, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professora do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Batalha. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2012), pós-graduação em Gestão Ambiental (2016) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Atualmente é doutoranda no programa de pós-graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Universidade Estadual de Campinas. Principais linhas de pesquisa: conforto ambiental, ventilação natural e estratégias bioclimáticas.

Lucila Chebel Labaki , Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

LUCILA CHEBEL LABAKI ATUA NO PPG ARQUITETURA, TECNOLOGIA E CIDADE DA UNICAMP. É PROFESSORA COLABORADORA JUNTO AO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO DA MESMA UNIVERSIDADE. PESQUISADORA NA ÁREA DE CONFORTO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, CLIMA URBANO E MICROCLIMAS EM ESPAÇOS ABERTOS. FOI PROFESSORA VISITANTE JUNTO AO PPGAU DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, DE 2018 A 2020. GRADUADA EM FÍSICA PELA UNIVERSIDADE DE SOFIA, BULGÁRIA. CONCLUIU O DOUTORADO EM CIÊNCIAS PELO INSTITUTO DE FÍSICA GLEB WATAGHIN DA UNICAMP EM 1990. PROFESSORA TITULAR JUNTO AO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL, ARQUITETURA E URBANISMO DA UNICAMP. COORDENA OU COORDENOU VÁRIOS PROJETOS DE PESQUISA, FINANCIADOS PELA FAPESP, CNPQ, CAPES, FINEP, CPFL. FOI PRESIDENTE DA ANTAC - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, GESTÃO 2010-2012.

Athos Lages

Engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal de Pernambuco em 2018, sendo especializado em simulações computacionais FEA e CFD, desde 2017, com certificações pelo Instituto ESSS.

Downloads

Publicado

10.06.2023

Como Citar

COSTA, I. P. C. da .; LABAKI , L. C. .; LAGES, A. Efeitos da incorporação de muros no comportamento da ventilação natural em habitações populares térreas. Ambiente Construído, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 39–62, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/127192. Acesso em: 28 nov. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>